Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Haia: começa audiência sobre denúncias de genocídio contra Israel

Repórter Brasil

No AR em 11/01/2024 - 19:00

A África do Sul iniciou, nesta quinta-feira (11), a apresentação de sua acusação contra Israel por genocídio na Corte Internacional de Justiça, em Haia. Esse julgamento não tem data para ser concluído e pode levar de cinco a dez anos para uma decisão. Mas o que a África do Sul pede de imediato é uma decisão imediata da corte que obrigue Israel a cessar os bombardeios contra os palestinos. 

Segundo a denúncia da África do Sul, a condenação de Israel por genocídio de justifica pela quantidade de civis mortos na Faixa de Gaza desde o início dos conflitos, em 7 de outubro. 

Na sexta-feira (12) será a vez de Israel apresentar a sua defesa. O tribunal de Haia tem 15 juízes-membros, entre eles um brasileiro. 

Ontem, o presidente Lula apresentou apoio formal à ação da África do Sul contra Israel. E, em nota, o Itamaraty lembrou que o Brasil condenou, de forma imediata, os ataques do Hamas, mas deixou claro que os atos não justificam a reação desproporcional dos israelenses. O presidente Lula também já defendeu a criação de um Estado palestino independente. 

A Confederação Israelita no Brasil criticou o apoio do governo brasileiro. 

Leia mais 

Tribunal internacional começa a avaliar acusação de genocídio em Gaza 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/01/2024 - 21:15

Últimas

O que vem por aí