Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relatório internacional pede providências contra letalidade policial 

Repórter Brasil

No AR em 11/01/2024 - 19:00

De acordo com o último dado consolidado pelo Fórum de Segurança Pública, 6.429 pessoas foram mortas por policiais em 2022. Mais de 80% das vítimas eram negras. Em 2023 os números cresceram em 16%, de acordo com o Relatório Mundial de Direitos Humanos, divulgado pela organização internacional Human Rights Watch. 

A organização faz recomendações ao governo brasileiro: priorizar a segurança pública, diminuindo a violência policial; reduzir a corrupção nas polícias; melhorar as polícias independentes da polícia civil; e elaborar protocolos para o uso de câmeras corporais. 

O relatório aponta que São Paulo chegou a servir de exemplo para a política de redução de confrontos, com o uso eficaz de câmeras corporais. Mas deu passos atrás. As mortes cresceram 45% de janeiro a setembro de 2023. 

São Paulo 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que investe de forma permanente no treinamento das forças de segurança e em políticas públicas para reduzir as mortes em confronto e que a abordagem policial obedece aos parâmetros técnicos disciplinados por lei. 

Meio ambiente

O relatório da Human Rights Watch mostra que o desmatamento na Amazônia caiu pela metade. Por outro lado, foi registrado um crescimento de 34% no desmatamento do cerrado. 

De acordo com a organização, os crimes ambientais estão muito vinculados à violência contra a população indígena, contra a população ribeirinha e contra aqueles que lutam pela proteção da terra. 

Governo 

O Ministério do Meio Ambiente explicou que na Amazônia, o Código Florestal protege 80% da vegetação nativa em propriedades privadas. Já no cerrado, a lei determina a preservação de apenas 20% e estima que metade do desmatamento no bioma seja autorizado pelos estados. Disse, também, que lançou em novembro passado, o plano de ação para prevenção e controle do desmatamento no cerrado. 

Entrevista

Para analisar essas conclusões do relatório da Human Rights Watch  e ajudar a apontar caminhos para que o Brasil avance na proteção aos direitos humanos, o Repórter Brasil conversa com a pesquisadora da organização no Brasil, Andrea Carvalho. 

Veja mais 

A TV Brasil exibiu em dezembro uma série de reportagens especiais sobre violência policial. Para rever, clique aqui
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/01/2024 - 20:30

Últimas

O que vem por aí