Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Já foram aplicadas 365 mil doses da vacina contra a dengue no país

O Ministério da Saúde divulgou um balanço da aplicação de vacina da dengue em todo o país. E a baixa procura para o público-alvo no SUS, de 10 a 12 anos, fez com que o órgão recomendasse que todos os estados já ampliem a vacinação até os adolescentes de 14 anos.

De acordo com a pasta, já foram aplicadas no país, neste ano, 365 mil doses da vacina contra a dengue. 250 mil pelo sus, o equivalente a 1,8% das crianças de 10 a 14 anos, público alvo inicial. O restante foi oferecido pelo setor privado.

Para a primeira etapa da campanha, o governo federal selecionou 521 municípios com alta taxa de transmissão da doença. Cerca de 6,5 milhões doses da vacina serão distribuídas ao longo do ano.

Para o ano que vem, já estão reservadas junto à farmacêutica Takeda mais 9 milhões de doses. O Ministério da Saúde também costura um acordo entre a Fiocruz e a Takeda para a produção local da Qdenga. 

Quanto aos registros de reações alérgicas graves relacionadas ao imunizante, foram 16 casos num universo de 365 mil doses. Portanto, raros e que não comprometem a segurança da vacina.

Em todas essas ocorrências, as pessoas foram atendidas no mesmo local onde receberam a dose, sem nenhuma sequela, nem a necessidade de hospitalização.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/03/2024 - 23:45

Últimas

O que vem por aí