Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O que muda na atividade de motorista de aplicativo com a nova lei

Repórter Brasil

No AR em 26/03/2024 - 19:00

A regulamentação da atividade dos motoristas de aplicativo tem gerado discussões entre sindicatos, empresas e trabalhadores. A lei foi assinada no começo do mês, mas ainda precisa passar por votação no Congresso Nacional e pode sofrer alterações. A norma deve impactar mais de 700 mil trabalhadores. 

O PL cria a atividade de "trabalhador autônomo por plataforma" e tem os seguintes pontos: não prevê vínculo empregatício entre motorista e empresas, estipula um valor mínimo para remuneração por hora de corrida, inclui os motoristas obrigatoriamente na previdência social com contribuição dos empregadores e determina a negociação via acordos coletivos.

O texto prevê remuneração mínima para os trabalhadores proporcional ao salário-mínimo atual e o valor da hora trabalhada é de R$ 32,10. A jornada de trabalho pode chegar ao máximo de 12 horas numa mesma plataforma, mas não há acordo de exclusividade.

O projeto divide opiniões entre especialistas, associações e os próprios trabalhadores. Uma das críticas é que o projeto diminui a autonomia sem garantir direitos de quem tem vínculo estável.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/03/2024 - 21:25

Últimas

O que vem por aí