Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PL cria pacote de direitos para motoristas de aplicativos

Repórter Brasil

No AR em 04/03/2024 - 19:00

O governo enviou, nesta segunda-feira (4), proposta de projeto de lei complementar ao Congresso Nacional, com o objetivo de garantir direitos básicos para motoristas de aplicativos. O texto assinado hoje pelo presidente Lula foi construído ao longo do último ano e é resultado das negociações entre trabalhadores e representantes das empresas por aplicativos.

As regras podem beneficiar quase 780 mil brasileiros que hoje trabalham exclusivamente como motoristas por aplicativos, como Uber e 99. O projeto não prevê vinculo pela CLT, mas melhora as condições de trabalho da categoria, que continuará como autônoma. 

Pelas regras, os motoristas passam a ter direito a remuneração de, pelo menos, um salário mínimo, desde que trabalhem 8 horas por dia, sendo que a jornada não poderá ser maior que 12 horas diárias. Também está previsto pagamento mínimo de R$ 32 reais por hora trabalhada.

Os motoristas terão direito à proteção da Previdência Social com contribuição prevista de 7,5% para os trabalhadores e 20% para as empresas. A diferença é que o desconto vai incidir apenas sobre 25% do valor recebido e não em cima da remuneração total. Com isso, o governo prevê uma arrecadação previdenciária de R$ 4,5 bilhões por ano. 

As regras, que ainda não têm validade, terão de ser analisadas e votadas pelo Congresso Nacional em até 90 dias. Os motoboys que trabalham com entregas e transporte de passageiros não foram incluídos. Para eles, o governo deve elaborar um outro projeto com regras mais específicas.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/03/2024 - 21:10

Últimas

O que vem por aí