Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Paulo contratará mais 3 mil câmeras corporais

Repórter Brasil

No AR em 27/03/2024 - 19:00

O governo de São Paulo anunciou que vai contratar em maio mais de 3 mil novas câmeras corporais para a polícia militar para substituir os atuais equipamentos usados pela corporação. Mas, não há data definida para isso.

O anúncio vem depois que o conselho estadual de defesa da pessoa humana do estado pediu que Ministério Público investigue o secretário de Segurança Guilherme Derrite por falta de transparência das ações policiais na Baixada Santista.

A Operação Verão, que começou em fevereiro, já deixou 53 mortos. Policiais envolvidos em algumas dessas ocorrências não usavam as câmeras.

De acordo com o anúncio, com o novo sistema de câmeras portáteis os registros de áudio e vídeo serão compartilhados automaticamente com o Ministério Público, o Poder Judiciário e demais órgãos de controle.  A relação do governo de Tarcísio de Freitas com as câmeras corporais tem sido conflituosa desde a campanha eleitoral.

Ainda candidato, ele prometeu encerrar o programa. O que não aconteceu, mas houve a redistribuição dos equipamentos para patrulhas de ruas e trânsito. Houve também menor investimento na área.

Em 2023, o governo paulista cortou um quarto da verba prevista para programa de câmeras corporais. No ano passado o número de pessoas mortas pela polícia cresceu quase 40%. Passou de 256, em 2022, para 353.  

Esta semana o governo paulista pediu ao Supremo Tribunal Federal que rejeite o pedido de obrigatoriedade do uso dos equipamentos pelos policiais militares. A solicitação havia sido feita pela defensoria pública.

O assunto também é acompanhado pela Procuradoria Geral da República, que enviou ao Ministério da Justiça uma sugestão de que o uso das câmeras seja obrigatório.

Em nota, as empresas responsáveis pelos cemitérios informaram que os valores dos serviços foram tabelados pela prefeitura e que cumprem o decreto estadual.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/03/2024 - 19:55

Últimas

O que vem por aí