Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cláudio Castro assume segundo mandato amanhã

Repórter Rio

No AR em 31/12/2022 - 12:00

Amanhã (1º) toma posse o governador Cláudio Castro para exercer o segundo mandato.

Eleito em primeiro turno com quase 60% dos votos, Castro assume para um mandato previsto até o início de 2027. Ele é o titular do cargo desde o dia 1º de maio de 2021, mas já ocupa o Palácio Guanabara desde agosto de 2020, quando assumiu interinamente, após o processo que terminou com o impeachment de Wilson Witzel.

Nascido em Santos, litoral de São Paulo, Cláudio Bonfim de Castro e Silva se mudou para o Rio ainda criança, junto da família. É formado em Direito e também é músico e compositor de canções religiosas. É casado e pai de dois filhos.

Começou a carreira na política como chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Esteve no cargo por 12 anos.

Em 2012, participou pela primeira vez de uma eleição, buscando vaga de vereador, mas não conseguiu se eleger.

Em2016, novamente candidato, conseguiu a vaga na Câmara Municipal do Rio, com pouco mais de 10 mil votos.

Em 2018, foi escolhido pelo Partido Social Cristão (PSC), ao qual era filiado na época, para concorrer a vice de Witzel. A chapa, que era pouco cotada nas pesquisas eleitorais, surpreendeu na reta final de campanha e foi eleita, em segundo turno, contra o hoje prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A gestão de Castro como governador ficou marcada pelo alto número de mortes em ações policiais. A chacina do Jacarezinho, em maio de 2021, é a ação policial que teve o maior número de mortes na história do país.

A ação na Vila Cruzeiro, em maio de 2022, registra o segundo maior número. Além disso, ele é investigado por supostos desvios de verbas na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (Ceperj) para pagamentos irregulares a aliados.

O vice-governador eleito é Thiago Pampolha. Ele foi deputado estadual por três mandatos; secretário de esporte, lazer e juventude no governo de Luiz Fernando Pezão e secretário de meio ambiente e sustentabilidade no primeiro governo de Cláudio Castro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/12/2022 - 12:00

Últimas

O que vem por aí