Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série conta história de conjunto de fortes de Niterói

Ruínas incluem guaritas, galerias, túneis e muros de pedra

A série Fortes do Brasil, que vai ao ar nesta quinta-feira (14) excepcionalmente às 23h, na TV Brasil, conta a história do sistema formado por três fortes localizados no complexo de Jurujuba, em Niterói, no Rio de Janeiro: Forte Barão do Rio BrancoForte de São Luiz e Forte do Pico.

O mais antigo deles é o Forte do Barão do Rio Branco, que tem suas raízes no Brasil Colônia. Na época do descobrimento, foi criado no local um observatório. Em 1567, depois dos brasileiros expulsarem os franceses, o observatório ganhou armas e transformou-se em uma fortificação.

Já o Forte do Pico, a 230 metros de altitude, começou a operar em 1770, com objetivo de proteger a entrada da Baía e também a Fortaleza de Santa Cruz. O Forte foi autônomo até 1811, quando foi incorporado à Fortaleza.

Em 1775, foi construído o Forte de São Luiz, que se uniu ao Forte do Pico em 1891, formando um único conjunto arquitetônico. Hoje, os moradores da cidade também conhecem as construções como Machu Picchu de Niterói. Para chegar lá, é preciso vencer uma subida íngreme.

O conjunto foi desativado em 1965, mas ainda preserva guaritas, muros de pedra, além de galerias e túneis. Do alto do morro também é possível avistar a Fortaleza de Santa Cruz, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar.

Sobre a série

Produzida pela equipe própria da emissora pública, a série documental apresenta uma perspectiva histórica sobre as fortalezas e os fortes mais importantes do país. O conteúdo está no aplicativo EBC Play.

A série mostra a relevância dessas fortificações para a história nacional. Com informações e curiosidades sobre as estruturas, Fortes do Brasil amplia o horizonte para além do panorama memorial e lança um olhar turístico sobre as obras.

A produção combina material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas para revelar paisagens incríveis. A nova atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas construções.

Com sete episódios de 26 minutos, a primeira temporada destaca o conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema é formado por dez edificações construídas às suas margens.

Os documentários de Fortes do Brasil são exibidos toda quinta-feira às 22h e têm horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada aos domingos, nesta semana, excepcionalmente, às 18h.

A produção ainda pode ser acessada na página do programa no site da emissora em http://tvbrasil.ebc.com.br/fortesdobrasil. O conteúdo realizado pelo canal público também está no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Fortes do Brasil – quinta-feira, dia 14/11, excepcionalmente às 23h, na TV Brasil
Fortes do Brasil – domingo, dia 17/11, às 17h30, na TV Brasil
Fortes do Brasil – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 12/11/2019 - 13:00 e atualizado em 12/11/2019 - 13:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí