Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe documentário de Cabo Verde sobre emigração

“Bidon: Nação Ilhéu” no Programa CPLP Audiovisual

A sessão Cine CPLP desta segunda-feira (20) apresenta o filme inédito “Bidon: Nação Ilhéu”, às 23h30, na TV Brasil. O documentário de Cabo Verde destaca a importância dos emigrantes, os chamados “bidons”, para as pessoas e para a economia do país africano.

Selecionado na terceira edição do Programa CPLP Audiovisual, a obra da cabo-verdiana Celeste Fortes costura três histórias femininas e mostra a mediação do bidon na relação entre quem ficou e quem foi. Uma das personagens é Camila, uma menina que, aos 11 anos, viu sua mãe emigrar para os Estados Unidos.

Outro caso descrito no documentário é o de Dona São. Através dos produtos que compra dos bidons importados por comerciantes locais, procura driblar a pobreza e sustentar seus filhos. Os bairros periféricos da ilha são a estrada que percorre para a venda ambulante, acalentando o sonho de alcançar a terra longe.

Patrícia é a terceira personagem, que viveu fora de Cabo Verde, regressou ainda criança e procura resgatar as memórias sensoriais desta experiência comprando produtos importados dos Estados Unidos. Não deseja voltar ao país norte-americano, mas, assim como a maioria das filhas e dos filhos da terra, deseja um dia realizar o sonho cabo-verdiano: receber um bidon.

O programa CPLP Audiovisual busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção audiovisual nos países se língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

A mostra de filmes reúne documentários originais produzidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com recortes significativos da realidade dessas nações. A faixa oferece uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política dos países de língua portuguesa no mundo.

Serviço:

Cine CPLP - “Bidon: Nação Ilhéu” – segunda-feira, dia 20/01, às 23h30, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 17/01/2020 - 15:30 e atualizado em 17/01/2020 - 15:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí