Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil reexibe decisão do Rio H2K Battles

Evento reuniu dançarinos que duelaram em seis categorias e teve aprese

Neste domingo (25), às 14h, a TV Brasil reapresenta a Rio H2K Battles, etapa final da sétima edição do Rio H2K, considerado um dos maiores festivais de danças urbanas do mundo. O palco das disputas no domingo passado foi a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, espaço cultural que vai reunir grandes dançarinos em uma competição de coreografias. Na ocasião, a emissora exibiu o evento na íntegra.

A Rio H2K Battles é caracterizada pelos duelos de dança nas categorias hip hop, popping, locking, house, passinho e breaking. O campeão de cada categoria é premiado em dinheiro e recebe o título de melhor dançarino em seu estilo.

O Rio H2K tem direção do produtor Miguel Colker. A direção artística é de Bruno Bastos, que divide a curadoria com o francês Guy Darme, ex-diretor da Bienal de Dança de Lyon e da instituição Maison de la Danse.

"Queremos inspirar as pessoas a dançar. É um festival que coloca mais o público para dançar do que para assistir", afirma Colker, sem deixar de enfatizar o compromisso que eles têm em incentivar e fomentar a profissionalização das companhias de danças urbanas no país, além de investirem em ações sociais em quatro comunidades do Rio, com aulas regulares, durante o ano.

Sobre a decisão, Bruno Bastos explica a dinâmica. “É um evento somente de batalhas de dança, reunindo os oito melhores dançarinos de seis diferentes estilos. O público fica emocionado com momentos de tirar o fôlego. As finais contam com apresentações especiais dos jurados".

DJS e jurados

Os três DJs serão Bruno X (hip hop, popping e locking), Andre Rockmaster (house e breaking) e Jesse Ramiro (passinho). O corpo de jurados será integrado por seis dançarinos e coreógrafos renomados do Brasil, França, Alemanha e Coreia do Sul:

Popping – Hoan (Coreia do Sul)

Locking – Flockey (Alemanha)

House – Antoinette Gomis (França)

Breaking - Junior (França)

Passinho - Kinho (Brasil)

Hip Hop - Kefton (França)

Os estilos de dança

Locking. Anos 1970. Soul Train. James Brown e Funky Music. Don Campbell. “The Lockers” foi o grupo que expandiu a dança pelo mundo. Eles ficaram muito famosos na América e influenciaram todos com um estilo diferenciado de todos os outros da época.

Popping. Anos 1970. O grupo responsável pela criação dos estilos conhecidos mundialmente como popping e boogaloo são os “Electric Boogaloos”. Caracterizado por sua técnica de contração muscular unida ao “feeling” do funky. Robotting, Waving, Tutting são exemplos de danças agregadas ao popping, apesar de não terem a mesma técnica.

Hip-Hop. Anos 1980. Dança desenvolvida em festas da cultura hip-hop, em Nova Iorque. Hip-hop dance é a utilização das danças sociais urbanas na música hip-hop com influências de danças mais antigas, como popping e locking.

House. Criado no meio da década de 1980 em festas de house music e hip-hop, nos clubes de Nova Iorque, com influências de sapateado, capoeira, salsa e outras danças e manifestações culturais, típicas dos bairros pobres norte-americanos.

Breaking. Ou b-boying, é a dança originária da cultura hip-hop, surgida em Nova Iorque e praticada, no seu início, por negros e latinos. Esta dança ganhou o mundo e consiste em quatro tipos de movimentos – claro que a criatividade de cada dançarino importa muito: toprock, downrock, power moves e freezes.

Passinho. Estilo de dança criado nos bailes de favelas do Rio de Janeiro e inspirado em passos de outros estilos musicais, como o hip-hop e o frevo.

Serviço:
Rio H2K Battles (reexibição)
Domingo, 25 de junho, às 14h, na TV Brasil.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/06/2017 - 18:00 e atualizado em 22/06/2017 - 18:00

Últimas

O que vem por aí