Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Amazônia Hoje

Série de 4 episódios é coprpdução da TV Brasil

TV Brasil volta a exibir na segunda, 18, a série Amazônia Adentro. Dirigida pelo jornalista Edilson Martins, a série  de quatro episódios apresenta um retrato da região nos dias de hoje. Com 25 milhões de habitantes e somando mais de 5 milhões de Km2, a Amazônia brasileira exibe uma ocupação que nos últimos 20 anos já eliminou 380 mil km2 de mata primária. iso corresponde a uma média de 50 km2 por dia, ou uma baía da Guanabara por semana. É uma catástrofe anunciada.

A bacia amazônica, nos últimos meses de 2009, mostrou ao mundo uma tragédia que se repete: o assoreamento do rio Amazonas, toneladas de peixes morrendo por falta de oxigênio, e milhares de ribeirinhos sendo expulsos de seus lares, suas propriedades, suas roças. O ano de 2009 reproduziu a tragédia de 2005: o desaparecimento assustador das águas do maior rio do mundo, o Amazonas.

aldeia Waimiri Atroari
aldeia Waimiri Atroari - Divulgação

Além disso, nos últimos dias de dezembro de 2009, Manaus, capital do Amazonas, passou a exibir um imenso guarda-chuva de fumaça, levando centenas de pessoas, principalmente crianças, aos hospitais. Os aeroportos em diferentes ocasiões foram fechados, tamanho o volume dessa imensa fumaça, resultado de queimadas intermitentes nos municípios que formam o entorno da capital.

A série AmazôniAdentro mostra que, no núcleo dessa região, onde os olhos do mundo cobram juízo e sua não destruição, existe a presença humana em conflito, em grandes choques culturais. Há uma mistura de índios, retirantes, negros, mestiços, sulistas, europeus, ambientalistas, bandidos, loucos e toda a gama de delirantes que assolam a Amazônia.

“Registramos com uma grande angular - se permitem a metáfora - a Amazônia com seus diferentes conflitos, seus agudos desafios, sua beleza, sua infinita biodiversidade, e a dita cobiça internacional que sempre ameaçou os brasileiros. Captamos a Amazônia por dentro, sem a conhecida visão folclorizada, o olhar sulista, europeu. Uma Amazônia sem maquiagem, sem platitudes, capturada sem os olhos do encantamento; a Amazônia do mundo real”, diz Edilson Martins.  

Amazônia Adentro é uma coprodução entre a Bossa Produções e a TV Brasil, com apresentação e direção Edilson Martins

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/03/2013 - 00:00

Últimas

O que vem por aí