Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Constantin Stanislavski

A influência e importância da obra do diretor russo que se destacou no

Arte com Sérgio Britto

No AR em 21/08/2012 - 03:00

Arte com Sérgio Britto - Stanislavski

No Arte com Sérgio Britto desta semana, um especial sobre a influência e a importância da obra de Constantin Stanislavski. O ator, diretor, pedagogo e escritor russo se destacou no século XIX, mas sua influência na arte de atuar chegou até o cinema de Hollywood no século XX. E persiste até hoje, como, por exemplo, no bem sucedido "naturalismo dramático" da telenovela brasileira e nos últimos grandes sucessos de bilheteria do cinema nacional, como Cidade de Deus e Tropa de Elite, em que é explorado o realismo emocional graças a atores preparados por Fátima Toledo, que segue uma forte linha stanislavskiana em seu trabalho.

O famoso "método" do diretor russo teve diversos seguidores, nas várias fases em que foi desenvolvido. A norte-americana Stela Adler estudou com Stanislavski, em Paris, no ano de 1934. Ela apresentou esta abordagem a Lee Strasberg, um dos nomes principais no desenvolvimento do método do Actors Studio, uma leitura estadunidense do sistema desenvolvido por Stanislavski. Dessa escola saíram atores como James Dean e Marlon Brando, que revolucionaram a forma de respresentar os papéis no cinema americano.

Sérgio Britto esmiuça outros aspectos da técnica russa e também "encarna" o próprio escritor, dramatizando trechos de seus livros de memórias. Um programa imperdível para os amantes do teatro e do cinema.





Criado em 04/12/2011 - 02:00 e atualizado em 04/12/2011 - 02:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí