Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quarteto Jambu apresenta "Johnny de baquetas"

Jovens expoentes da música instrumental se apresentam na TV Brasil

Cena Instrumental

No AR em 04/02/2020 - 22:30

Quarteto Jambu apresenta a canção autoral "Johnny de baquetas", de autoria de Pedro Franco, de Julio Florindo e de Johnny Capler no Cena Instrumental.

O grupo de música instrumental traz ao programa um repertório autoral que mistura elementos de jazz, MPB, pop e da música de concerto.

Quarteto Jambu reúne talentos individuais com repertório próprio
Quarteto Jambu reúne talentos individuais com repertório próprio - Reprodução/TV Brasil

Os músicos Dudu Oliveira (flauta e sax), Juju Florindo (baixo), Pedro Franco (guitarra), Johnny Capler (bateria) revelam, ainda, em entrevista à jornalista Bia Aparecida, influências na carreira, que passam por Jamiroquai, Jacob do Bandolim, Fundo de Quintal, Stravinsky e John Coltrane. 

O nome do grupo é parcialmente inspirado em uma erva comum no norte do Brasil, usada para culinária e com fins medicinais. "Todo mundo curte uma cachacinha de jambu", destaca Pedro Franco. Ele foi escolhido Músico Revelação no 29º Prêmio da Música Brasileira, em 2018.

 Pedro Franco, guitarrista, foi escolhido artista revelação na 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira
Pedro Franco, guitarrista, foi escolhido artista revelação na 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, por Reprodução/TV Brasil

E Julio Florindo acrescenta: "A ideia era termos um repertório, mas sermos uma 'jam session' também. E acabou havendo esse trocadilho, do 'jam' de 'jam session'. E ['jambu'] é um nome brasileiro", lembra, brincando. 

Jovens expoentes da música instrumental, eles têm seus trabalhos individuais reconhecidos por público, crítica e meio musical. A experiência que acumularam ao lado de ícones da MPB e em suas carreiras solo os levou a um trabalho que os permite explorar as próprias composições.

"A gente decide um arranjo e, engraçado, não tem um que fale 'não gostei'. Todo mundo gosta! É muito fácil. Com a gente, o negócio é aberto e tranquilo", diz o baterista Johnny Capler. 

Entre as músicas que o Quarteto Jambu interpreta no Cena Instrumental estão "Johnny de baquetas" (Pedro Franco, Julio Florindo e Johnny Capler), "Baladim" (Pedro Franco), "Madrugada" (Julio Florindo), "Assanhado" (Jacob do Bandolim), "Partiu" (Dudu Oliveira), "Essa Fada" (Dudu Oliveira e Eduardo Neves), "Cidade Nova" (Dudu Oliveira) e "Jorge Very Nice" (Pedro Franco).

4teto Jambu reúne talentos individuais com repertório próprio
4teto Jambu reúne talentos individuais com repertório próprio - reprodução/ TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/01/2020 - 18:15

Últimas

O que vem por aí