Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhão da Alegria - Carnavais do Brasil

Especial destaca as inovações musicais e tecnológicas que se sucederam

Chamadas

No AR em 12/02/2013 - 01:00

Na próxima segunda-feira, a TV Brasil conta a história do trio elétrico com o Especial Caminhão da Alegria: 60 anos do trio eletrico.

A atração mostra depoimentos inéditos de personalidades que marcaram a história do trio, a exemplo de Orlando Campos, criador do Trio Tapajós, na década de 1960, e do cantor Moraes Moreira, que, ao gravar Jubileu de Prata, em 1975, tornou-se o primeiro cantor de trio. O especial também destaca as inovações musicais e tecnológicas que se sucederam ao longo dos anos.

A primeira parte do documentário apresenta desde a criação do pau elétrico, instrumento desenvolvido por Dodô e Osmar que possibilitou a eletrização dos frevos e marchinhas que animavam os carnavais das décadas de 1940 e 1950, até as inovações propostas pelos Novos Baianos, que arrastaram multidões nas ruas de Salvador nos anos 1970. Destaque ainda para o desfile da Caetanave, uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso em sua volta ao Brasil, em 1972, após três anos de exílio.

Ao relembrar esse momento de sua vida, Caetano comenta a emoção que sentiu ao ver o trio na avenida embalado por Atrás do trio elétrico, canção que compôs em 1969 e que se tornou um hino de carnaval. O documentário traz ainda entrevistas com Armandinho, Pepeu Gomes, Gilberto Gil e Paulinho Boca de Cantor, entre outros, além de preciosas imagens de arquivo.

A segunda parte relembra marcos das décadas de 1980, 1990 e 2000. O surgimento da axé music e do samba-reggae, a profissionalização dos blocos e a influência da música afro são alguns dos destaques desse período. O documentário relata ainda o conflito entre os blocos afros e os trios elétricos nas décadas de 1970 e 1980, a formação das bandas e cantores que se tornaram as estrelas do carnaval e a crescente presença do pagode e do samba que, nesta década, começaram a ganhar espaço nos trios.

Além dos já citados, o programa apresenta depoimentos exclusivos de Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gerônimo, Vovô do Ilê, maestro Fred Dantas, Jaime Sodré e Bell Marques.




Criado em 09/02/2013 - 00:49 e atualizado em 09/02/2013 - 00:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí