O Arte do Artista desta semana conversa com as duas artistas que, na verdade, a maioria das pessoas até sabe como elas são ótimas quando “pintam” no teatro, no cinema ou na televisão, mas não conhecem os outros talentos secretos das consagradas atrizes Maria Luiza Mendonça e Vanessa Gerbelli.
Mais conhecida do grande público pelo trabalho em novelas como Renascer, filmes comoCarandiru e Se eu fosse você 2, além de adaptações de Nelson Rodrigues, Shakespeare e Pirandello para os palcos brasileiros, Maria Luiza concilia as artes de atuar e pintar de uma forma bem própria.
Em suas últimas experimentações, por exemplo, ela carregou os pés de tinta, e, ensaiando uma peça em cima de telas estendidas no chão, fez um registro pictórico da própria marcação teatral, numa espécie de desenho do andar do ator pelo palco. "Agora, quando eu vou ao teatro ver uma peça, fico vendo a movimentação dos atores e imaginando as cores que eles poderiam estar traçando numa tela", comenta Maria Luiza.
Já Vanessa se vê ligada à arte contemporânea e seu trabalho reatrata tipos frequentes que aparecem na mídia, como misses e celebridades. Ela diz que se sente intrigada pela "questão dos títulos, de como uma premiação, um reconhecimento, muda a vida de alguém".
Em um de seus trabalhos, por exemplo, retrata a cineasta Kathryn Bigelow, a primeira diretora a ganhar um Oscar, e a emoção com que a estatueta foi recebida. “O problema de atuar e pintar é o tempo. É o de ter tempo para as duas coisas. Ainda mais quando tive um filho, meu principal trabalho foi cuidar dele", diz Vanessa.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.