Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eliana Pittman e Dóris Monteiro cantam Copacabana - Musicograma

Chamadas

No AR em 10/11/2012 - 23:30

http://tvbrasil.ebc.com.br/musicograma/episodio/copacabana-de-eliana-pittman-e-doris-monteiro

 

Dóris MonteiroEliana Pittman

O Estácio do samba; Copacabana do samba-canção e daBossa Nova. Alguns gêneros musicais ou mesmo fases daMúsica Popular Brasileira podem ser contados através dos bairros cariocas. Com seus tipos, poetas e músicos, esses redutos foram e continuam sendo referência do que a MPB produziu e vem produzindo ao longo de décadas.

Quando Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, compôs “Copacabana”, em 1947, década em que Copacabana mereceu do mundo o reconhecimento de ser a “princesinha do mar”, o bairro explodiu em popularidade. Copacabana passou a ser uma grife mundial e tudo o que se referia a ela vendia e encantava o mundo. O principal ponto de contato era o Hotel Copacabana Palace que, construído no início do século passado, hospedou celebridades daqui e de fora e serviu de cenário para produções cinematográficas nacionais e internacionais.

Dóris Monteiro, a famosa “menina de trança”, soube viver esta fase, nos anos 1950, quando passou a se apresentar no Copacabana Palace. Na sua biografia consta, inclusive, o papel de estrela no filme "Copacabana Palace", uma produção italiana dirigida por J. Teno, com participações de Tom JobimJoão Gilberto e Luiz Bonfá, como atores. Não há porque estranhar as presenças desses nomes no filme, se considerarmos que na década seguinte, eles fariam Copacabana ser conhecida como o berço do samba-canção e templo da Bossa Nova.

Era no bairro que se localizava o Beco das Garrafas. No beco, enfileiravam-se um “inferninho” chamado Ma Griffe; o bar Bottle's; a boite Baccarat, um dos marcos da Bossa Nova; e, finalmente, o Little Club, pioneiro dos shows de bolso. Dóris Monteiro brilhou neste ambiente que também abrigou a carioca de Botafogo criada em São Paulo, Eliana Pittman.

A história e herança dos anos dourados de Copacabana e do Copacabana Palace, sua principal referência, foram mantidos por Eliana Pittman nos tradicionais Bailes de Gala. Evidência de que o Rio de Janeiro cria e preserva o charme.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/11/2012 - 12:25 e atualizado em 07/11/2012 - 12:25

Últimas

O que vem por aí