Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial Época de Ouro

Chamadas

No AR em 23/12/2012 - 00:00

Programa foi gravado na Sala Funarte com o grupo criado em 1964 por Jacob do Bandolim

http://tvbrasil.ebc.com.br/especiais-tv-brasil/episodio/especial-epoca-de-ouro

 

Especial é um culto ao chorinho brasileiroSão muitas as atrações especiais na grade de fim de ano da TV Brasil. No dia 28 de dezembro, sexta-feira, às 22h, entra no ar o “Época de Ouro”. O programa faz parte da programação semanal da Rádio Nacional, mas para a TV Brasil foi gravado uma especial, em novembro, na Sala Funarte, no Rio de Janeiro. Aliás, não é coincidência que o programa da Rádio Nacional e o especial para a TV Brasil tenham o mesmo nome. Época de Ouro é nome do conjunto que se apresenta e que foi criado em 1964 por Jacob do Bandolim.

“Esse especial consolida não só a sinergia entre rádio e TV, mas também, e principalmente, dá visibilidade ao grande projeto que vem sendo desenvolvido pela Rádio Nacional, o de reforçar e reviver a música brasileira. Por isso, também dá destaque ao Choro, um dos primeiros gêneros musicais urbanos brasileiros”, diz Cristiano Ottoni de MenezesGerente da Superintendência de Rádio.

Com duração de 60 minutos, o “Especial Época de Ouro” é uma verdadeira homenagem ao Choro, gênero musical que teve grande destaque nas décadas de 50, 60 e 70 e ainda se mantem vivo com número expressivo de apreciadores, inclusive jovens. O Época de Ouro, lenda viva do Choro, já foi composto pelo violonista César Faria, pai de Paulinho da Viola e Dino Sete Cordas. Quem comanda o conjunto hoje é o Jorginho do Pandeiro. "Muitas coisas inovaram, mas a paixão pelo Choro e pela música popular brasileira são eternas", disse emocionado sobre como viveu naquela época com Jacob do Bandolim e como acompanhou os avanços tecnológicos das gravações.

O programa especial, com 20 interpretações retiradas do repertório dos mais de 40 dias gravados pelo conjunto, tem participação ilustre de Déo Rian, primeiro sucessor de Jacob do Bandolim, que contou ao público como se tornou músico. "Sempre gostei e ouvi por causa dos meus pais, mas foi o grande Jacob do Bandolim que me chamou e disse para eu ir até a casa dele todo domingo para me ensinar. Era inacreditável, mas aproveitei cada momento".

O Época de Ouro hoje é formado por André Belienny (violão), Toni Sete Cordas; Antonio Rocha (Flauta), Ronaldo do BandolimJorge Filho (cavaquinho) e Jorginho do Pandeiro.

No repertório que o público da TV Brasil poderá ver e ouvir estão as seguintes músicas: Batuque (Henrique Alves Mesquita)Vibrações (Jacob do Bandolim)Noite Cariocas (Jacob do Bandolim)Santa Morena (Jacob do Bandolim)Ingênuo (Pixinguinha)Morena Boca de Ouro (Ary Barroso)Minha Crença (Dino Sete Cordas e Del Loro)Carinhoso (Pixinguinha)O Boêmio (Anacleto de Medeiros); Brejeiro (Ernesto Nazareth)Choro nº 1 (Heitor Villa-Lobos); Harmonia Selvagem (Dante Santoro)Choro Negro (Paulinho da Viola)1x0 (Pixinguinha e Benedito Lacerda); Exaltação à Bahia (Vicente Paiva e Chianca de Garcia)Dino Pintando o Sete (Sivuca); Pot-porri de frevos - Rua da Imperatriz/Toca pro pau/Sapeca (Jacob do Bandolim)Murmurando (Fon-Fon); Treme-treme (Jacob do Bandolim; e Bonicrates de Muletas).




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/12/2012 - 20:03 e atualizado em 22/12/2012 - 12:48

Últimas

O que vem por aí