Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fortaleza dos Reis Magos

Local é o mais antigo e importante monumento histórico de Natal

Conhecendo Museus

No AR em 04/11/2014 - 19:30

A Fortaleza, que tem formato de estrela de cinco pontasNesta semana, a equipe do Conhecendo Museus visita a Fortaleza do Rio Grande, conhecida como Forte dos Três Reis Magos, dos Reis Magos ou dos Santos Reis. O espaço atrai turistas e curiosos de todo o Brasil e até do exterior. É o mais antigo e importante monumento histórico de Natal, capital do Rio Grande do Norte e abriga hoje um museu com acervo referente à colonização do Estado. Sua fundação é anterior à existência da própria cidade e remonta ao início da colonização do Brasil pelos portugueses, quando Portugal fazia parte do Reino da Espanha.

O programa vai mostrar a construção, em formato de estrela de cinco pontas, erguida pelos colonizadores portugueses em 1598, nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi. Em 1633, apesar da localização estratégica, não impediu a invasão dos holandeses. Anos mais tarde, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte. O monumento ainda preserva os canhões, expostos na parte superior do prédio, capela com poço de água doce e alojamentos.

A construção serviria de segurança para os portugueses que estavam em choque com os franceses e os índios. A planta original é de autoria do Padre Gaspar de Samperes que foi mestre dos desenhos de engenharia na Espanha e Flandres antes de entrar para a Companhia de Jesus. A forma atual do Forte, lembrando uma estrela de cinco pontas, surgiu em 1614, num projeto do arquiteto militar Francisco Frias de Mesquita.

Desde a criação da planta original até os dias de hoje, o Forte dos Reis Magos sofreu várias intervenções, ora de natureza física como restaurações, demolições, reformas e adequações, ora relativas à própria utilização. Já serviu como sede administrativa da Capitania, Comando Militar, Quartel de Tropas e refúgio de moradores. Desde 1950, entretanto, ele foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que até hoje zela por esse monumento de indiscutível relevância para a história, não só do Rio Grande do Norte, mas também do Brasil.


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/10/2014 - 12:12 e atualizado em 28/10/2014 - 12:12

Últimas

O que vem por aí