Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes

Espaço guarda histórias de diferentes períodos históricos da sociedade

Conhecendo Museus

No AR em 20/12/2014 - 17:30

Prédio histórico que abriga o Museu do PiauíNesta semana, as câmeras do Conhecendo Museus levam você para os mais diferentes períodos históricos da sociedade piauiense ao percorrerem o Museu do Piauí, localizado em frente a Praça da Bandeira. Fundado em 1941, o casarão era a antiga residência do Comendador Manoel Jacob Almendra, e também já foi sede do Governo Estadual. Em 1980, foi restaurado e tornou-se cenário para a cultura. Desde então, o Museu vem ampliando seu acervo e mantendo o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural piauiense.

Em cada espaço do Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, nome dado ao Museu em homenagem ao historiador piauiense, é contada a vida e as contribuições feitas por antepassados através de seus objetos e obras de arte. O objetivo é preservar o patrimônio do Estado e do país. No local, estão catalogadas peças pré-históricas e obras importantes da arte contemporânea de renomados artistas piauienses, além de artesanato, indumentárias e mobiliários.

O acervo está distribuído em salas abertas para permanente visitação e conta com cerca de sete mil peças que cobrem um período que vai do pré-histórico ao contemporâneo. Destaque para a coleção de objetos que contam a história da imprensa no Piauí, coleção de moedas, fósseis, peças indígenas e móveis coloniais, artefatos pré-históricos, como peixes e troncos fossilizados, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário e quadros do século XIX, como a famosa tela de “Dom Pedro II”, de Victor Meirelles.

Também são encontradas obras de arte contemporânea de renomados artistas piauienses como Gabriel Archanjo, Dora Parentes, Afrânio Castelo Branco, Liz Medeiros, Nonato Oliveira, Hostyano Machado, Amaral, Dalva Santana, Josefina Gonçalves, entre outros. A história do edifício que abriga o museu também se confunde com a criação de Teresina. Localizado próximo à Igreja do Amparo, no Centro da cidade, foi um dos primeiros prédios construídos, quando da mudança da capital do Piauí, de Oeiras para Teresina. O espaço recebe frequentemente visitas de escolas, turistas e pessoas em geral. A média de visitação é de 12 mil pessoas por ano que são, em sua maioria, estudantes de escolas públicas e privadas.

A riqueza cultural do Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes é um convite constante para os curiosos em desvendar e descobrir o perfil cultural de várias gerações.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/12/2014 - 13:22 e atualizado em 10/12/2014 - 17:54

Últimas

O que vem por aí