Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Arte de Fazer Rir

Curta TV vai falar de comédia nos curtas brasileiros

Curta TV

No AR em 24/10/2011 - 01:30

Curta TV: Fabíula Nascimento em

Apostando na preferência nacional pelo bom humor, o programa deste domingo (23), às 22h30, vai falar sobre a comédia nos curtas brasileiros. A primeira delas foi Nhô Anastácio Chegou de Viagem, filmada em 1908 por Marc Ferrez e Arnaldo Gomes Souza. O filme foi exibido, pela primeira vez, no Cine Pathé, no Rio de Janeiro, e conta as aventuras de um caipira recém-chegado a então capital do país. A exibição teve um detalhe curioso: como o cinema ainda não era sonoro, o cantor de circo José Gonçalves Leonardo, protagonista do filme, cantava as músicas e fazia a dublagem atrás da tela, ao vivo.

Infelizmente, nada restou deste filme, mas a influência dele sobre a cinematografia nacional é decisiva. Foi o precursor de outros personagens que seguiram a mesma linha - o mais famoso deles é o Jeca Tatu, imortalizado por Mazzaropi.

O programa vai mostrar ainda que, 100 anos depois da primeira incursão na comédia, o curta-metragem brasileiro continua cumprindo bem a tarefa de divertir o público. Alguns temas são argumentos certeiros, como os encontros e desencontros afetivos, caso do curta Quintas Intenções, de Mauricio Rizzo, que tem no elenco Bruno Mazzeo e Renata Castro Barbosa.

Curta Tv: BMW Vermelha

Rir do cotidiano também é a proposta do filme O Principio era o Verbo, de Virgínia Jorge, uma fábula que brinca com a relação entre a fantasia e a realidade. O programa vai exibir ainda trechos de um dos curtas mais premiados nos últimos anos. BMW Vermelha, de Reinaldo Pinheiro, propõe uma situação bastante improvável: o que fazer quando se ganha um carrão, mas não se tem grana para rodar com ele?

Outra pérola da cinematografia brasileira que não poderia ficar de fora é o curta-metragem O Bolo, de Robert Guimarães. Exibido no último Festival do Rio, o filme faz rir com uma situação do cotidiano que é, ao mesmo tempo, possível e inacreditável. No curta, Fabíula Nascimento vive uma diarista bastante comportada que se delicia com um bolo feito por substâncias ilícitas e, a partir disso, começa a viver situações cômicas. A equipe de reportagem conversou com o diretor sobre como foi filmar essa história.

Na sessão de Achados da Web, o programa mostra o segundo curta-metragem dirigido por Beto Brant, a comédia Dove Meneghetti. Lançado em 1989, o filme fala do ladrão que desafiou a polícia paulistana na década de 20 com muita irreverência e um talento fora do comum para escapar entre os telhados dos sobrados Belle Époque da capital paulistana.

E para fechar a edição deste domingo, o filme escolhido foi Maridos, Amantes e Pisantes, de Ângelo de Fanti, baseado em texto de Luis Fernando Veríssimo. O curta, que tem Mateus Solano e Paula Braum no elenco, mostra que a velha máxima "um é pouco, dois é bom e três é demais" pode ser ainda mais sensata se os três corpos ocuparem o mesmo espaço.

Horário: 22h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/10/2011 - 18:14 e atualizado em 23/10/2011 - 18:14

Últimas

O que vem por aí