Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adaptações literárias

Programa mostra como os curtas-metragens têm transformado boas

Curta TV

No AR em 27/04/2015 - 04:45

Renada BoldriniEsta edição do Curta TV é totalmente dedicada aos amantes de filmes e livros. O programa mostra como os curtas-metragens têm transformado boas histórias em ótimos roteiros, a partir de fontes literárias bem variadas, como cordéis, romances, contos e até ensaios filosóficos, em adaptações que têm se libertado do compromisso de serem fiéis aos livros, lançando mão, cada vez mais, de licenças poéticas.

A equipe do programa conversa com diretores que tiveram a literatura como referência para seus filmes, como Daniel Kallon, de Poesia, Emiliano Cunha e Abel Roland, do filme O Cão, Urias de Oliveira, de A Solidão de Don Quixote e Victor Dourado, de Pétala, entre outros. A roteirista Elena Soarez — que fez a adaptação dos livros para as telas dos longas Nome Próprio e Gêmeas — conta como é o processo e quais são os desafios de se reinventar uma história contada por palavras numa narrativa construída com imagens.

Ainda neste episódio, o programa exibe, na íntegra, o curta Dona Custódia, de Adriana Andrade, uma adaptação de um conto homônimo de Fernando Sabino sobre a rotina bagunçada de um escritor solitário que recebe uma visita que decide colocar ordem no seu caos criativo. Antes da exibição, a diretora relembra como foi escrever e dirigir o curta.




Criado em 04/12/2012 - 16:54 e atualizado em 09/01/2015 - 21:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí