Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinema de Estrada

Filmes que apostaram no movimento como narrativa

Curta TV

No AR em 29/07/2012 - 03:00

Trópico das CabrasDos westerns aos filmes de terror, o cinema de estrada já passou por todos os gêneros até se transformar em um deles. O Curta TV deste domingo vai falar sobre os filmes que colocaram o pé na estrada apostando neste que é um dos gêneros mais interessantes do cinema, o road movie.

Entre os curtas-metragens, a diversidade se repete. Os road movies podem ser dramas, comédias, urbanos ou rurais. Marcos Guttman é um dos diretores desse movimento, que tem a narrativa como foco. Ele vai falar no programa sobre os curtas Lapso, Numa Beira de Estrada e Km 0.

Entrevista com os diretores Cláudia Cárdenas e Rafael SlitchingOs diretores Claudia Cardenaz e Rafael Schlichting falam também sobre como embarcaram no gênero com o curta Road Movie. O filme faz uma releitura dos filmes da década de 1960, tempo em que ganhar a estrada se transformou em sinônimo de liberdade e contestação.

O programa apresenta uma entrevista com Fernando Coimbra, diretor de Trópico das Cabras. O curta, que mostra uma reviravolta na vida de um casal após ganhar a estrada na tentativa de melhorar a relação, ganhou diversos prêmios no ano de 2007, quando foi lançado.

Embora o gênero seja genuinamente americano, explorado desde a conquista do oeste, o programa deste semana mostra como os road movies seduziram diretores do mundo inteiro. O programa vai falar sobre o curta De Volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro, que tem como personagem central o alemão Win Wenders, um apaixonado pelo gênero, realizador de obras primas como Paris Texas.

TrechoMas não é apenas com um carro que se pode fazer um road movie. Os diretores Helvécio Marins e Clarissa Campolina comentam sobre o curta Trecho, que mostra como um andarilho solitário pode render uma boa poesia cinematográfica.

O Curta TV ainda traz uma reportagem especial com a atriz Maria Ribeiro, que no seu primeiro curta-metragem como diretora apostou no gênero para fazer uma reflexão sobre a passagem do tempo. No filme Vinte e cinco, a protagonista Malu vai do Rio de Janeiro para Búzios se despedir da casa onde passou a infância e a adolescência.

Horário: 22h30





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/12/2011 - 04:30 e atualizado em 19/07/2012 - 14:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí