Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinema e Cidadania

Programa discute o papel social da sétima arte

Curta TV

No AR em 05/08/2012 - 03:30

O Curta TV vai mostrar como o audiovisual pode cumprir um importante papel social levando cinema e cidadania a comunidades que dificilmente têm acesso à cultura e aos meios de produção. A equipe de reportagem visitou projetos como o CineCufa, o Cinema Nosso, o Festival Visões Periféricas e o Tela Brasil, que vêm transformando a realidade brasileira com muito talento e criatividade.

O projeto Tela Brasil, por exemplo, é pioneiro na iniciativa de fazer o cinema brasileiro viajar pelo país. A dupla Laís Bodanzky e Luis Bolognesi, idealizadora do projeto e responsável por filmes como Bicho de Sete Cabeças e As Melhores Coisas do Mundo, conta como foi a inauguração da temporada 2011 do projeto no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Ainda nesta edição, o programa conversa com alunos do projeto Cinema Nosso, de onde saíram alguns atores do filme Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos. Outra história de sucesso é a da CUFA - Central Única de Favelas, que também vem fazendo um belo trabalho de inclusão social através da arte, como o CineCufa, que exibe anualmente filmes realizados por moradores de favelas do mundo inteiro.

Também está na pauta do programa o Festival Visões Periféricas, que acontece no Rio de Janeiro e  funciona como uma imensa janela para produções realizadas em comunidades que vivem à margem da sociedade. O festival tem mostras competitivas de filmes brasileiros e ibero-americanos, além de séries dedicadas a curtas produzidos em oficinas e projetos de inclusão audiovisual.

Inspirados por projetos tão nobres, o Curta TV convidou alunos de um projeto social para realizarem um filme especialmente para o programa. O resultado será exibido na íntegra, nesta edição.

Tudo isso e muito mais, no Curta TV desta semana. Não perca!


 




Apresentação: Renata Boldrini

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/04/2012 - 16:15 e atualizado em 27/07/2012 - 16:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí