O Curta TV estreia nova temporada, esta semana, falando sobre um tema que está presente na vida de todos nós: o cotidiano. O programa mostra a nova safra de filmes que reinventaram a poesia do dia a dia, transformando o trivial em obra de arte.A apresentadora Renata Boldrini lembra que o cinema mundial voltou os olhos para a realidade quando a Segunda Guerra Mundial cobriu de poeira os sonhos hollywoodianos de um cinema feito de pura fantasia.
Foi assim que surgiu, na Itália, o neorrealismo, um movimento que mudaria para sempre a história do cinema, levando o cotidiano de pessoas comuns para o centro da tela. O curta-metragem brasileiro contemporâneo tem ótimos exemplos de filmes inspirados neste universo e o Curta TV conversou com alguns realizadores para saber o que os move nesta direção.
E se na vida real a palavra ´cotidiano´ inspira monotonia, no cinema ela pode sugerir uma rotina para lá de movimentada, como mostra o curta-metragem Café Turco, de Thiago Luciano, revelando como a realidade entre as trincheiras de uma guerra pode se aproximar do dia a dia comum. A equipe do programa conversou com o diretor, que reinventou os cenários de batalha em uma locação no interior de São Paulo.
Ainda nesta edição, o programa apresenta, na íntegra, o filme Cotidiano, de Joana Mariani. Assim como na canção de Chico Buarque, o curta-metragem fala de uma mulher que fez da repetição a cadência de sua vida. Antes da exibição, a diretora fala um pouco sobre a sua obra.
MARCO ALTBERG - DIRETOR M.ALTBERG - PRODUTOR
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.