Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Efeitos Especiais e Cinema Fantástico

Veja como o curta-metragem pega carona nesse universo

Curta TV

No AR em 19/12/2011 - 01:30

Curta TV: George Mélies

O Curta TV de domingo (18) entra no mundo dos efeitos especiais e do cinema fantástico, e fala sobre filmes que desafiam a realidade. O programa mostra como o curta-metragem também pega carona nesse universo que passa por vários gêneros: da comédia ao terror, do drama ao documentário.

A equipe de reportagem acompanhou um grupo de crianças em uma visita a um estúdio de efeitos especiais para saber como esta fábrica da fantasia funciona. Desde os recursos criados artesanalmente, através da maquiagem e da construção de peças, até os efeitos criados virtualmente em computadores.

O Curta TV vai mostrar ainda como o francês Georges Méliès transportou o ilusionismo para as telas do cinema, criando trucagens impressionantes. Esses seriam os primeiros passos dos efeitos especiais que, cada dia mais aperfeiçoados, tornam o cinema cada vez mais espetacular.

Dedicado a esse cinema fantástico, o Cine Fantasy, festival que acontece há cinco anos em São Paulo, exibe curtas e longas brasileiros e estrangeiros, além de promover oficinas de formação, como explicam no programa os organizadores e diretores que participam do evento.

Curta TV: Vincent, de Tim Burton

O quadro Achados da Web exibirá um trecho do curta Vincent, de 1982, a primeira animação em stop motion realizada pelo diretor Tim Burton, um verdadeiro fã do cinema fantástico e dos efeitos especiais, conhecido pelos filmes Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver e Alice no País das Maravilhas.

E para falar sobre o curta-metragem dentro do cinema fantástico brasileiro, o programa traz o diretor pernambucano Kleber Mendonça, cujos filmes são um belo exemplo de como a inventividade pode passar por vários gêneros. Os filmes Vinil Verde, A Menina do Algodão e mais recentemente, o premiado Recife Rio passeiam por uma realidade paralela, dando vazão e liberdade à invenção, quase sempre acompanhada de uma boa dose de ironia.

O diretor Ivan Morales Junior participa também deste episódio falando sobre seu filme Antonio Pode, uma verdadeira experiência surrealista que provoca e convida o público a compreender e sentir cada uma das situações que mostra. O curta, que foi lançado em 2007 e traz no elenco o artista Lourenço Mutarelli, que atuou em O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, será exibido na íntegra, na sessão Curta TV.

Curta TV: Antonio Pode, de Ivan Morales Junior

Horário: 22h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/12/2011 - 04:30 e atualizado em 19/12/2011 - 04:30

Últimas

O que vem por aí