O Curta TV desta semana trata de metalinguagem, ou seja, do cinema que é apaixonado por si mesmo. A equipe de reportagem investiga por que os bastidores de um set de filmagem inspiram tantos diretores. Também mostra alguns curtas que têm como tema o processo de realização de um filme, como Outros, de Gustavo Spolidoro, Pornografia, de Murilo Salles e Sandra Werneck e A hora vagabunda, de Rafael Conde, entre outros.
Quase sempre, são as dificuldades de produção que ganham as telas. Mas, algumas vezes, a poesia e a beleza da linguagem cinematográfica inspiram diretores, como Priscila Maia no curta Video tape, e Fernanda Rocha em Luz, Câmera, Fogo!
Ainda neste programa, uma incursão ao set de As Fantásticas Aventuras de um Capitão, baseado na obra de Jorge Amado, com direito ao relato do diretor Marcos Jorge. Ele explica as diferenças de estrutura em sets de longas e curta-metragens.
O Curta TV exibe, na íntegra, O Sanduíche, obra-prima de Jorge Furtado, cineasta que adora abordar o cinema em seus roteiros. O filme é uma divertida experiência que convida o público para dentro do set e brinca com as várias camadas de um filme. Antes da exibição, o cineasta conta como foi fazer este trabalho, que angariou dezenas de prêmios no Brasil e em festivais mundo afora.
Apresentação: Renata Boldrini
Direção: Marco Altberg
Produção: Marco Altberg
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.