Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Beth Carvalho

Beth Carvalho é considerada uma das maiores intérpretes do samba,

Beth Carvalho frequentava desde cedo as rodas de samba, festas e pagodes nos quintais suburbanos do Rio de Janeiro. Em 1961, participou de diversos shows de Bossa Nova em colégios e faculdades da Zona Sul. Por essa época, apresentou-se em vários festivais universitários de música e em1965, gravou o primeiro disco, um compacto simples com a música Por que morrer de amor?, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

Na década de 1970, a cantor a compositora se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.

Juntamente com Alcione e Clara Nunes, formou o que os críticos chamaram de O ABC do samba, título dado às três cantoras pela importância destas no cenário musical brasileiro, principalmente no samba. No ano de 1975, Martinho da Vila compôs em sua homenagem Enamorada do samba, que a cantora incluiu no LP Pandeiro e viola, lançado pela Tapecar neste mesmo ano. Logo depois, surgiu uma série de títulos que ela colecionou através dos anos: Diva do samba, dado por Zuza Homem de Mello; Rainha do samba, por Rildo Hora; Rainha dos terreiros, carinhosamente chamada por Elifas Andreato, e Madrinha, por quase todos os sambistas novos e antigos.

Acompanhe um trechinho de Beth Carvalho cantando a sua música Acreditar:

Conheça também Dona Ivone Lara, outra Dama do Samba




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/09/2015 - 18:54 e atualizado em 24/09/2015 - 18:25

Últimas

O que vem por aí