Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vozes femininas no Samba

Quem são as cantoras e compositores de samba?

Damas do Samba

No AR em 18/11/2018 - 18:30

O segundo episódio revela para o público o surgimento, atuação e as dificuldades encontradas pelas mulheres compositoras diante do ato de criação e divulgação de suas composições. Destaca também o papel de mulheres que se tornaram pioneiras como compositoras de samba, entre elas, Chiquinha Gonzaga.

Cantoras
O samba começou como um gênero predominantemente masculino. Mas grande parte do sucesso desses sambistas coube às vozes de mulheres que revitalizaram o samba com muita suavidade e emoção. Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara formaram a tríade do samba carioca, vozes legítimas da raiz africana no Brasil. Com Clara Nunes o samba arrebatou-se com a força da mulher e segue seu destino até hoje nas vozes de Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandao, Mariene de Castro, Nilze Carvalho, entre outras.

Compositoras
Quais as dificuldades encontradas pelas mulheres compositoras diante do ato de criação e divulgação de suas composições, num ambiente até então exclusivamente masculino? Como foi o papel de mulheres que se tornaram pioneiras como compositoras de samba. Entre elas, Dona Ivone Lara e Leci Brandao.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/11/2018 - 15:35

Últimas

O que vem por aí