Roma, Cidade do Vaticano, junho 1988. D. Pedro Casaldàliga é chamado pelo Vaticano para passar por uma "doutrina da fé" diante do cardeal Ratzinger e do cardeal Gantin. Durante sua entrevista, Casaldàliga relembra os momentos mais importantes de seus 20 anos no Brasil.
Julho de 1968. Pedro Casaldàliga, um missionário de quarenta anos, chega ao Brasil acompanhado por Daniel, seu assistente ainda não ordenado.
A missão está sediada em São Félix do Araguaia, um lugar no meio de uma enorme região habitada por povos indígenas e que vinha se transformando na terra prometida de milhares de brasileiros pobres.
Desde seus primeiros contatos, Casaldàliga se conscientiza de que esta terra é tão bela quanto perigosa, e que as pessoas tiveram que se acostumar com a violência e a miséria como sendo algo natural em suas vidas. Logo sentirá na pele as dificuldades: terá que enterrar crianças, posseiros mortos que pistoleiros abandonam no rio e testemunhar o assassinato de Edmilson, um posseiro que tinha ido à igreja para pedir ajuda.
Leia também
Francesc Escribano destaca a aceitação do filme sobre Dom Pedro Casaldáliga
Ficha técnica
Direção: Oriol Ferrer
Produção: Minoria Absoluta, Raiz Produções, TV3, TVE, TV Brasil
Elenco: Eduard Fernández Sergi López Babu Santana Eduardo Magalhães
Formato: minissérie
Gênero: drama, história
Ano: 2012,
País de origem: Espanha/Brasil
Classificação indicativa: 14 anos
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.