Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

1950 - Assim nasceu o trio elétrico

Documentário traz a história do trio elétrico, a "forbica", instituída

DOC Brasil

No AR em 07/03/2011 - 23:00

trio-eletrico - 1950

O documentário musical 1950 - Assim nasceu o trio elétrico é um dos destaques da programação especial da TV Brasil neste carnaval de 2011. Produzido pela TVE Bahia, com preciosas imagens de seu arquivo e da TV Aratu, e material inédito cedido pela família Macedo, o programa vai ser exibido na segunda (7), às 20h.

O documentário conta a história do trio elétrico da Bahia, com destaque para as inovações musicais e tecnológicas que aconteceram ao longo de seis décadas. Traz entrevistas com Armandinho, Pepeu Gomes, Gilberto Gil e Paulinho Boca de Cantor.

A primeira parte do documentário mostra desde a criação do pau elétrico até as inovações propostas pelos Novos Baianos, grupo que arrastou multidões nas ruas de Salvador nos anos 70. O pau elétrico foi o instrumento desenvolvido por Dodô e Osmar, que possibilitou a eletrização dos frevos e marchinhas que animavam os carnavais das décadas de 40 e 50.

Destaque para o desfile da Caetanave, uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso em sua volta ao Brasil, em 1972, após três anos de exílio. Ao relembrar esse momento de sua vida, Caetano comenta a emoção que sentiu ao ver o trio na avenida embalado por Atrás do trio elétrico, canção que compôs em 1969 e que se tornou um hino de carnaval.

Armandinho - 1950

A segunda parte relembra marcos das décadas de 1980, 1990 e 2000. O surgimento da axé music e do samba-reggae, a profissionalização dos blocos e a influência da música afro são alguns dos destaques desse período.

O documentário relata o conflito entre os blocos afros e os trios elétricos nas décadas de 70 e 80, bem como a formação das bandas e cantores que se tornaram as estrelas do carnaval. Além disso, traz a crescente presença do pagode e do samba que, nesta década, começaram a ganhar espaço nos trios.

O programa ainda apresenta depoimentos exclusivos de Luiz Caldas, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gerônimo, Vovô do Ilê, maestro Fred Dantas, Jaime Sodré e Bel Marques, dentre outros. E de personalidades que marcaram a história do trio, a exemplo de Orlando Campos, criador do Trio Tapajós na década de 60, e do cantor Moraes Moreira que, ao gravar Jubileu de Prata em 1975, tornou-se o primeiro cantor do trio.

Ano: 2010. Gênero: Documentário musical. Direção: Edinilson Motta Pará & Dayse Porto.

Livre

Horário: Segunda, às 20h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/03/2011 - 14:21 e atualizado em 07/03/2011 - 14:21

Últimas

O que vem por aí