Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Dia que durou 21 anos

Cenas da morte de John Kennedy e a posse de Lyndon Johnson abrem o

DOC Brasil

No AR em 01/04/2012 - 01:00

O Dia que durou 21 anos: Morte de John Kennedy

Neste sábado (31), às 22h, a TV Brasil reapresenta o segundo episódio do documentário O Dia que durou 21 anos. Cenas da morte de John Kennedy e a posse de Lyndon Johnson abrem este capítulo, dando sequência à estratégia dos Estados Unidos de impedir ao que o ex-presidente americano chamou de "um outro regime comunista no hemisfério ocidental".

"Vamos ficar em cima de Goulart e nos expor se for preciso", diria Jonhson.

Imagens focam no discurso de Jango na Central do Brasil, em 13 de março de 1964, que foi considerado uma provocação pelos arquitetos do golpe. Os americanos já preparavam o esquema, enviando suas forças militares para o "controle das massas", como se refere um dos entrevistados. Paralelamente, articulações para levar Castelo Branco ao poder estavam sendo engendradas.

O dia que durou 21 anos: João Goulart no comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964

As forças americanas não precisaram entrar em campo. João Goulart pegou o avião, foi para Brasília e depois para o sul do país. Por que Jango não reagiu"? É uma questão posta na tela. O general Cavalcanti, oficial da guarda presidencial, resume: "Lamento que foi um golpe fácil demais. Ninguém assumiu o comando revolucionário".

Os Estados Unidos estavam mobilizados para, em caso de resistência, fazer a intervenção militar pela costa e assim ajudar os militares. As correspondências de Lincoln Gordon com o primeiro escalão da Casa Branca são mostradas ao público, explorando as ações secretas junto às Forças Armadas, a reação da imprensa e dos grupos católicos no Brasil. Os Estados Unidos reconhecem o novo governo e imagens da vitória e manifestações de rua entram em cenas.

O dia que durou 21 anos - série em três episódios de 26 minutos cada - mostra os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares.

A série é uma coprodução da TV Brasil com a Pequi Filmes, com direção de Camilo Tavares. Roteiro e entrevistas de Flávio e Camilo Tavares.

Horário: 22h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/04/2012 - 02:00 e atualizado em 01/04/2012 - 02:00

Últimas

O que vem por aí