Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Garimpo do bom presente

Uma breve história do maior garimpo de cassiterita do mundo, em

DOCTV IV

No AR em 11/06/2012 - 03:45

Em 1987, em Rondônia, foi descoberto o maior garimpo de cassiterita do mundo, o Garimpo do Bom Futuro. Na época, a região, situada a 80 quilômetros do município de Ariquemes, foi ocupada por milhares de garimpeiros e grandes empresas mineradoras.

Hoje, pouco resta do minério que levou riqueza para o local. E a cidade vive uma crise por não ter desenvolvido uma alternativa econômica. Além disso, a retirada selvagem da cassiterita resultou em uma devastação ambiental e social. O garimpo do Bom Futuro foi fechado no ano de 1991, deixando para trás muitos problemas problemas e poucas soluções.

Em contraponto a essa falta de perspectiva, surge a Escola da Vila, premiada pela Unesco, que aponta para uma possibilidade de futuro ao levar para a escola os filhos dos garimpeiros que permaneceram na cidade. Reprise. 52 min.




Gênero: documentário. Co-produção Alex Corrêa Badra, Ágil Publicidade e Propaganda, Fundação Iaripuna e ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais. Direção: Alex Badra

Livre

Criado em 21/04/2011 - 15:15 e atualizado em 28/05/2012 - 10:11

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí