Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eficiência energética pauta episódio inédito de Brasil 2050 desta sexta (11/6)

Racionamento de energia no Amazonas e em Minas Gerais

Nesta sexta-feira (11), a série Brasil 2050 revela caminhos viáveis na direção da eficiência energética no país. O episódio inédito da produção documental vai ao ar às 15h30, na TV Brasil, e mostra iniciativas bem-sucedidas no Amazonas e em Minas Gerais

O conceito de eficiência energética está relacionado ao uso racional de energia, que consiste em obter o melhor serviço com o menor gasto energético possível. Diversas ações podem contribuir nesta direção, como a eficientização de equipamentos e processos para reduzir o consumo, os programas educacionais voltados para o estímulo ao uso seguro e eficiente de energia elétrica, além dos processos de reuso e reciclagem.

No episódio de sexta do Brasil 2050, o seriado destaca o projeto Villa Smart que implementou a captação de energia solar em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Foram instalados painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar a luz do sol e produzir a demanda energética, armazenada em baterias. 

Além de reduzir em 40% os custos dos moradores com energia, o método dispensa o uso do diesel para manter os geradores convencionais funcionando. Sem lançar mão deste combustível poluente, o projeto ainda reduz a emissão de CO2.

Já na cidade de Três Marias, em Minas Gerais, o programa mostra ações implementadas em uma indústria da Votorantim para alcançar maior eficiência energética. Após o desafio de reduzir, em dez anos, o consumo de energia na unidade, a empresa criou uma área de sustentabilidade e grupos de trabalho multifuncionais. O resultado foi a redução de 5% no  consumo de energia e aumento de 13% na produção com mudanças nos processos industriais, equipamentos e sistema energético.

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

Sobre a série Brasil 2050

Para dar visibilidade nacional às ações de sustentabilidade reconhecidas pela sociedade brasileira, a série documental mostra exemplos que podem ser adaptados ou replicados por Organizações Não Governamentais, empresas ou pelo espectador. Os documentários revelam iniciativas que contribuem para boas práticas de desenvolvimento humano; uso consciente da água; construção sustentável; conservação da biodiversidade; projetos culturais; agricultura; descarte e reaproveitamento de resíduos; energia renovável; economia sustentável; cultura de compartilhamento; e alternativas para o consumo desenfreado.

Cada caso é apresentado por personagens locais, participantes do projeto em destaque. A câmera observa a ação e conduz a narrativa. O fio condutor está no impacto da iniciativa na vida cotidiana dos cidadãos envolvidos.

Com aproximadamente 26 minutos de duração, cada episódio aborda um dos nove temas propostos pelo "Visão Brasil 2050", documento produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Inspirado no Vision 2050 - estudo de prospecção lançado em 2010 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) -, o material tem o propósito de apresentar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e qual o caminho possível para alcançá-lo no país.

A produção de Brasil 2050 tem parceria e curadoria do CEBDS, organização líder em esforços no setor empresarial para implementação do desenvolvimento sustentável. O Conselho reúne os maiores grupos de empresas do país.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Serviço

Brasil 2050 - sexta-feira, dia 11/06, às 15h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/06/2021 - 13:15 e atualizado em 09/06/2021 - 13:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí