Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entrevistados compartilham conquistas no Programa Especial deste sábado (21/11)

Atração acompanha realizações de convidados que inspiram a todos

A edição inédita do Programa Especial destaca as conquistas de entrevistados como a judoca Karla Cardoso neste sábado (21), às 9h30, na TV Brasil. A atleta, que tem deficiência visual, é medalhista de prata em Paralimpíadas, e fala sobre realizações no dojô enquanto o seu técnico, Antônio Luiz Júnior, analisa os feitos da competidora.

A produção também mostra o trabalho de Luiza Camargo que tem síndrome de Down e lançou um livro sobre receitas. O Programa Especial também apresenta uma dica do Instituto Benjamin Constant sobre reabilitação.

Na série Autonomia, a repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down, entrevista a terapeuta ocupacional Kamila Ferraioulo. A convidada explica a metodologia do brincar adaptado e a importância dessa iniciativa para crianças com algum tipo de deficiência.

Atleta paralímpica de judô, Karla Cardoso está com 38 anos e tem baixa visão. Ela comemora sua trajetória no esporte em que já conquistou duas medalhas de prata nas Paralimpíadas de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008. Ela também ganhou o ouro nos Parapans de 2007, 2011 e 2015.

A judoca incentiva a pratica esportiva. "Pessoas que têm deficiência devem fazer alguma atividade física, pratique, não fique com medo, e acredite em si mesma, procure as pessoas certas, procure o esporte certo e vá em frente", recomenda.

Luiza Camargo, por sua vez, lançou um livro de receitas, o "Menu da Luiza". A moça que tem síndrome de Down mostra algumas de suas preferidas enquanto a mãe, Lidia Camargo, conta como decidiram fazer a publicação.

"O livro da Luiza surgiu de fotos do Facebook. Ela queria uma rede social e meu filho, para fazer essa rede, começou a tirar fotos das, dos preparos culinários dela em casa. Tudo que ela fazia, ele começou a fotografar e colocar na rede social e daí surgiu o livro".

Na série sobre autonomia, Fernanda Honorato conversa com a terapeuta ocupacional Kamilla Ferraioulo sobre o método do brincar. A profissional explica como funciona e a importância dele para o desenvolvimento motor, social e, até mesmo, emocional das crianças

Ela também fala sobre o brincar adaptado, que promove, com equipamentos facilitadores, a inclusão de crianças com deficiência. "A ideia é que todas as crianças possam brincar juntas, com autonomia e independência. A gente usa a tecnologia assistiva, que são exatamente esses equipamentos facilitadores para que ela consiga acionar o brinquedo", comenta a terapeuta ocupacional Kamilla Ferraioulo.

Já João Ricardo Figueiredo, diretor-geral do Instituto Benjamin Constant e que tem baixa-visão, destaca o trabalho de reabilitação, que é voltado para pessoas que ficaram com deficiência depois de uma certa idade. Ele ainda aborda o Programa Esportivo de Alto Rendimento em que atletas de diferentes modalidades treinam e competem.

Associada do Clube Niteroiense de Montanhismo, Patrícia Gregory apresenta a cadeira Julietti, que é adaptada para pessoas com deficiência motora e querem praticar o esporte. Ela afirma que o clube promove atividades com o equipamento.

Respeito às diferenças

Com a proposta de abordar as deficiências sem preconceito e revelar o horizonte de atividades que essas pessoas desempenham em sua rotina, o Programa Especial leva ao público informação com entretenimento.

Pioneira, a produção da TV Brasil demonstra na prática a capacidade das pessoas com deficiência. O objetivo é ratificar como elas podem ser atuantes na sociedade. Assim, o programa é voltado para todo cidadão que acredita ser possível, e necessário, incentivar esse respeito às diferenças.

No ar pela emissora pública desde março de 2004, ainda pela TV Educativa do Rio de Janeiro, o Programa Especial aborda assuntos como mercado de trabalho, lazer, novos tratamentos, esporte, saúde, entre outros temas que são tratados de forma inclusiva com linguagem descontraída.

A equipe da atração acredita que a informação é a melhor forma de se combater qualquer tipo de discriminação. Toda vez que mostra casos bem-sucedidos da participação de pessoas com deficiência na sociedade, um número maior de espectadores percebe que é plenamente possível vivermos em um mundo inclusivo.

Acessibilidade para todos os públicos

Para ser 100% acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com recursos como janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais; legenda em português e audiodescrição.

A janela de LIBRAS atende às pessoas com deficiência auditiva que não leem português. Já quem tem deficiência auditiva, mas não falam LIBRAS pode acompanhar pelas legendas em português.

Já na audiodescrição, as imagens que aparecem na telinha da TV Brasil são descritas por um locutor para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.

De acordo com a diretora da atração, Ângela Patricia Reiniger, o Programa Especial tem edições temáticas sendo que a partir de cada assunto a produção busca balancear pautas de serviço, com perfis de personagens e iniciativas inovadoras.

"Acredito que o Programa Especial representa um papel de grande importância na sociedade, ao mostrar que é possível abordar a questão da deficiência de forma natural ", avalia.

Para Ângela, é importante buscar contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Algo que me alegra muito é quando os espectadores nos escrevem dizendo o quanto se sentem representados na telinha e o quanto prezam a abordagem feita".

Ela destaca a sensibilidade com o próximo. "No Programa Especial, a questão da deficiência é tratada, mas a pessoa está em primeiro lugar. Não podemos esquecer que ali estão pessoas que têm, entre outras características, uma deficiência", completa a diretora.

No site http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial o público pode conferir as edições mais recentes. Os programas atuais e das temporadas anteriores também podem ser acompanhadas por meio do aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e através do site http://play.ebc.com.br.

 

Serviço

Programa Especial – sábado, dia 21/11, às 9h30, na TV Brasil

Programa Especial – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Programa Especial – site da TV Brasil, em http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial

Criado em 20/11/2020 - 09:45 e atualizado em 20/11/2020 - 09:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí