Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escritora Nélida Piñon participa de novo episódio da série Transversal do Tempo

Autora acredita que sucesso se deve à sua devoção à literatura

O seriado Transversal do Tempo que vai ao ar neste sábado (8), às 22h, na TV Brasil, traz uma conversa inédita com a escritora Nélida Piñon. Aos 81 anos na época da entrevista, a autora se diz em progresso no envelhecimento e que continua buscando maneiras de "falar o mundo".

Carioca do bairro de Vila Isabel e com descendência espanhola, Nélida conta que já morou na Europa e nos Estados Unidos, mas onde mais gosta de estar é no Brasil. 

Como imortal da Academia Brasileira de Letras, a escritora foi a primeira mulher a presidi-la, ainda no ano do centenário da ABL. Em sua opinião, esse foi um passo muito importante para valorização das mulheres no meio literário.

Leitora desde menina, Nélida sente ter perdido o pai antes de ter sua carreira consolidada. Ao longo de sua trajetória, a autora foi agraciada com diversos prêmios no mundo inteiro e acredita que esse sucesso se deve à sua devoção à literatura.

Filha única, não se casou e não teve filhos. Adora seus cães de estimação e é uma apaixonada pelo escritor Machado de Assis.

Sobre Transversal do Tempo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com mais de 60 anos vai mais que dobrar no Brasil até 2050: de 12,5% para 30% da população. O alargamento dessa faixa etária no país caminha em ritmo mais acelerado que o da média mundial no mesmo período.

Ao longo de 13 episódios, cada um com 26 minutos, a atração da emissora pública apresenta a história de brasileiros que reinventaram suas funções na sociedade depois dos 60 anos de idade.

Os documentários revelam trajetórias diversas, de artistas a trabalhadores do campo; ricos e pobres; homens e mulheres; famosos e anônimos; empreendedores e aposentados. São pessoas que se lançam sem receios ao futuro graças à bagagem que construíram ao longo do tempo. A reinvenção pessoal é uma necessidade dos tempos atuais que pode vir acompanhada de autoconhecimento e alegria.

Transversal do Tempo mostra ainda como o desafio de se reinventar responde por boa parte da angústia do indivíduo maduro, hoje pressionado pela exigência de vitalidade juvenil no mercado de trabalho. Na contrapartida, é uma geração contemplada com uma expectativa de vida cada vez maior.

Produção da Miração Filmes, Transversal do Tempo vai ao ar na TV Brasil todo sábado, às 22h.

#VemVer

A TV Brasil está de cara nova desde o dia 5 de abril, quando lançou nova programação. Agora, o público tem acesso a mais informação, mais entretenimento e mais conhecimento.

O tradicional Repórter Nacional, da Rádio Nacional, às 7h30, estreou em novo formato com transmissão simultânea, em rede, na rádio, TV Brasil e nas redes sociais, de segunda a sexta-feira. Com apresentação de Monyke Castilho e Miguelzinho Martins, o noticiário faz um giro de 25 minutos pelo país, com tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado.

Tem mais notícias, de segunda a sexta-feira, às 12h, com a chegada dos noticiários locais Repórter DF, Repórter Rio e Repórter SP. O Repórter Brasil Tarde está com novo horário, desde o início de abril. Passou para as 12h15, com duração de 45 minutos. O telejornal noturno Repórter Brasil continua às 19h e entrega mais 10 minutos de informações para o público, de 19h às 19h40. Na sequência, o programa Stadium traz as notícias do mundo esportivo, no Brasil e no mundo.

A teledramaturgia ganhou a tela da TV Brasil com a estreia de Os Dez Mandamentos, adaptação bíblica que narra a trajetória de Moisés na libertação do povo de Israel. A novela vai ao ar de segunda a sábado, 20h30, com reapresentação à 0h45.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Serviço

Transversal do Tempo - Nélida Piñon - sábado, dia 08/05, às 22h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/05/2021 - 14:30 e atualizado em 07/05/2021 - 14:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí