Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor Leo Heller é convidado do Espaço Público

Eleito relator especial da comissão de água potável e saneamento

Espaço Público

No AR em 26/11/2014 - 00:00

Professor Leo Heller no Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.Em Detroit, nos EUA, 50 mil famílias ficaram sem abastecimento adequado por falta de dinheiro para pagar as contas de água. Em países mais atingidos pela crise na Europa, como Portugal e Espanha, ocorre uma situação semelhante.

A atual crise no Estado de São Paulo, considerado o mais desenvolvido do Brasil, levou a portuguesa Catarina Albuquerque, atual relatora da Organização das Nações Unidas (ONU), a responsabilizar o governo estadual pela falta d'água. Em resposta, o governo de São Paulo escreveu à ONU, protestando contra as críticas.

Ligada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a relatoria especial de água potável e saneamento básico foi criada em 2010 e reconhece o princípio de que água e saneamento são direitos básicos de toda a população do planeta.

Antes de se tornar relator da ONU, o professor Leo Heller participou de uma seleção inicial com outros 26 candidatos, na qual ficou em primeiro lugar. Heller assume a relatoria em meio a crises no abastecimento de água, que já não são mais exclusivas dos países em desenvolvimento.

Com 59 anos, Leo Heller fez carreira acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se aposentou e hoje é professor voluntário. Em 1977, diplomou-se em engenharia civil, seguido de mestrado em saneamento e recursos hídricos. Sua tese de doutorado, em  epidemiologia, demonstra a relação entre a saúde das crianças e o caráter desigual dos serviços de água e saneamento. Heller concluiu curso de pós-doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra. Já conduziu pesquisas vinculadas à Organização Mundial de Saúde e, em 2013, coordenou a contribuição das universidades brasileiras ao Plano Nacional de Saneamento Básico.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/11/2014 - 18:21 e atualizado em 26/11/2014 - 15:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí