Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional

Docudrama celebra os 80 anos das emissoras que marcaram época no rádio

Especiais TV Brasil

No AR em 12/11/2016 - 23:30

O documentário "Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional" mescla a linguagem documental com elementos da dramaturgia para apresentar um panorama sobre as emissoras que são referência na comunicação pública. A produção homenageia as oito décadas das emissoras Rádio Nacional e Rádio MEC comemoradas em 2016.

Conteúdos extras podem ser acessados na página especial do programa, assim como a íntegra do docudrama após o dia 12 de novembro.

Abertura do filme "Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional"

Ouvir somente seria pouco. É preciso ver e ganhar novos olhares para celebrar os oitenta anos de história das Rádios MEC e Nacional. Isabel Cristina, Albertinho e Jorge Luís são três jovens com nomes de personagens do maior sucesso da radionovela do país, "Direito de Nascer". Eles se deixam mergulhar numa fantasia radiofônica com imagem, textura e som.

Auditório lotado no programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional

A produção percorre a trajetória da Rádio Nacional e seu brilho: astros e estrelas da radiodramaturgia, do jornalismo, do esporte. Recorda os programas de auditório e de humor que marcaram época no imponente edifício "A Noite", na Praça Mauá.

Destaca um passado que influenciou outras rádios e grandes emissoras de televisão do Brasil, que, até hoje, têm na Era de Ouro da Nacional a maior referência.

Trio de atores no momento de dramaturgia do filme no estúdio da Rádio Nacional

O longa também mostra como a Rádio MEC nasceu do sonho de um homem: Edgard Roquette-Pinto. Ele queria levar cultura e educação aos cidadãos em todo território nacional.

A MEC foi a concretização de seu projeto: poesia, crônica, literatura, folclore, música clássica e instrumental, educação formal ao alcance de todos que se dispunham a ouvi-la.

Com humor e poesia, os jovens personagens costuram essa história com depoimentos de artistas, jornalistas e especialistas. "Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional" chega para mostrar que essas oito décadas estão muito presentes e merecem ser revisitadas a todo momento. Conteúdos extras podem ser acessados na página especial do programa, assim como a íntegra do docudrama após o dia 12 de novembro.

O documentário ainda inclui imagens de arquivo de ícones da cena cultural do país como os cantores Cauby Peixoto e Roberto Carlos, a atriz Fernanda Montenegro e o pesquisador Ricardo Cravo Albin.

Documentário resgata depoimentos de personalidades como Fernanda Montenegro que passou pela Rádio MECA produção conta com a participação de dois radioatores, Daisy Lúcidi e Gerdal dos Santos, que há décadas estão no casting da Rádio Nacional e continuam atuantes na emissora pública até os dias de hoje.

Também concedem entrevista para o filme personalidades como o jornalista João Máximo, o compositor Edino Krieger, o radialista Marco Aurélio Carvalho, a radialista Marlene Blois, a jornalista Magali Prado e o jornalista João Batista de Abreu.

"Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional" ainda recupera áudios e vídeos de atrações das emissoras que estão no imaginário popular como o "Repórter Esso" e programas de auditório que lotavam os estúdios e corredores das estações com uma multidão que se aglomerava nas ruas para ver os ídolos.Inédito. Duração: 56 min.




Ano: 2016. Gênero: documentário. Direção: Carlos Sanches, com Cleo Pequeno, Gabriel Flores e João Antonio Santucci. Assistência de Direção e Preparação de Elenco: Paulo Fernandes. Roteiro: Rogério Sacchi de Frontin, Paulo Fernandes. Supervisão de Roteiro: Simone Melamed. Produção Executiva: Enio Puello. Edição e Finalização: Isabelle Valente, Rodrigo Moraes. Coordenação de produção: Daniel Gontijo. Produção e Realização: Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Classificação Indicativa: Livre

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/11/2016 - 10:23 e atualizado em 16/11/2016 - 09:54

Últimas

O que vem por aí