Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Criminalização das drogas reforça a situação de vulnerabilidade, diz especialista

Advogado explica que punição afasta usuários dos serviços de saúde

Descriminalização das drogas é uma das pautas do Estação Plural desta semana. O programa conversou sobre o tema com Henrique Apolinário, assessor do programa Justiça da ONG Conectas Direitos Humanos.

O especialista observa que o Brasil é um dos poucos da América Latina que ainda pune o usuário de drogas. Ele explica que não há mais pena de prisão para o usuário no país, mas que o consumo continua sendo crime. 

Henrique Apolinário, assessor do programa Justiça da ONG Conectas Direitos Humanos
Henrique Apolinário, assessor ONG Conectas Direitos Humanos

"Essa criminalização suja a ficha da pessoa, aumenta a possibilidade de que a polícia vá abordá-la na rua, e isso acaba afastando o usuário dos serviços públicos por medo de punição e reforça a situação de vulnerabilidade, fazendo com que caia mais facilmente no uso problemático, chamado drogadição", complementa.

A experiência de Portugal, que trocou a chamada guerra às drogas por uma política de redução de danos, sendo um dos pioneiros na descriminalização das drogas, trouxe uma queda no uso dessas substâncias, segundo o advogado. 

"Quando você, através da ausência de punição, aproxima essas pessoas do serviço público, você acaba criando resultados melhores de controle do consumo e até de substituição desse consumo por práticas mais saudáveis", argumenta.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/06/2017 - 13:25 Por Davi de Castro/TV Brasil

Últimas

O que vem por aí