Assim como todo carnaval tem seu fim, a série Estádios Históricos também encerra sua jornada pelos gramados brasileiros na casa do Flamengo: o estádio da Gávea. A história do estádio começa em 1931, quando o Clube de Regatas do Flamengo recebeu a cessão do terreno da Lagoa. O clube construiu o Estádio José Bastos Padilha, seu primeiro estádio de futebol ainda com cercas de madeira, com capacidade de 6 mil pessoas.
A inauguração, porém, veio mais tarde. Em jogo válido pelo campeonato carioca de 1938, o rubro-negro carioca perdeu para seu rival, Vasco, por 2x0. No entanto, seis anos depois, a Gávea viveu um de seus momentos de maior emoção em seus gramados: a conquista do primeiro tricampeonato carioca pelo Flamengo, com vitória sobre o Vasco. Assistiu também a formação da equipe campeã mundial de 1981, além de um longa lista de jovens promessas que foram gerados em seu campo.
Participam do programa os ex-jogadores Adílio e Mozer; o sócio benemérito Eduardo Vinicius Fernandes de Souza; João Pereira, historiador do Clube de Regatas do Flamengo; Seu Pinheiro, funcionário do Flamengo; Leda Costa, Pesquisadora do LEME UERJ; e Glauco Costa, professor e historiador.
O estádio da Gávea tem uma história que guarda memórias de muitos torcedores, jogadores e apaixonados pelo futebol que você confere aqui em Estádios Históricos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.