Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maternidade na Adolescência

Maternidade na Adolescência

Adolescentes que passaram por uma gravidez precoce é o tema da série de interprogramas da TV Brasil “Maternidade na Adolescência”, que entra no ar no mês de maio – mês das mães.
São peças realizadas com o objetivo de propor uma reflexão sobre o tema, que ainda hoje é motivo de preocupação, pois além dos adolescentes não estarem preparados psicologicamente, para serem pais e mães, uma gravidez indesejada traz consequências para a vida.
São interprogramas de ficção, realizados de forma delicada e sem preconceitos, baseados em situações do cotidiano, atrelados a um serviço da emissora, que ao final, orienta: “procure um médico ou postos de saúde ou se informe sobre métodos contraceptivos.” A proposta é sensibilizar o adolescente sobre precauções que devem ser tomadas, quando se trata de gravidez ou planejamento familiar.
A série será exibida nos intervalos da programação, da TV Brasil.

 


Um casal de adolescentes, que mescla momentos de carinho e brincadeiras, é surpreendidos por um incômodo da menina, que até então passaria despercebido, se ela não estivesse grávida (Amor).

Casal de adolescentes

Em outra situação, pai e mãe adolescentes, contam as dificuldades e as alegrias de se ter uma criança “fora de hora” (Filho na adolescência).  

Adolescente com filha no colo

O tema das três meninas, que voltam da escola e se divertem com revista adolescente, também aborda a questão de forma bem sutil, quando percebemos que uma delas empurra um carrinho de bebê (As três meninas).  

  Tres meninas

 

INFORMAÇÕES EXTRAS

DICA MÉDICA: PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais eficientes para evitar uma gravidez indesejada. É muito importante que a mulher tome um comprimido a cada dia, sempre no mesmo horário, e faça o intervalo conforme indicado na cartela. Se pular um único dia já está sob risco de engravidar. Mesmo que a adolescente não esteja tendo relações sexuais naquele momento é fundamental que ela continue tomando os comprimidos, para prevenir a gravidez.


DICA MÉDICA: PÍLULA ANTICONCEPCIONAL DE BAIXA DOSAGEM

Com o aperfeiçoamento da pílula anticoncepcional, hoje é possível encontrar esses medicamentos com uma dosagem bem baixa de hormônios. Isso reduz os efeitos colaterais como dores de cabeça, enjôos e inchaços que podem estar relacionados ao uso da pílula. O uso da pílula de baixa dosagem hormonal pode ser indicado durante a adolescência. Como essa pílula tem uma dosagem baixa de hormônios, é preciso redobrar a atenção para não pular nenhum dia da cartela, pois a paciente corre risco de engravidar, se esquecer de tomar um dia apenas.


A EJACULAÇÃO FORA DO CORPO DA MULHER EVITA A GRAVIDEZ?

O coito interrompido não é um método seguro para evitar uma gravidez indesejada. O sêmen não é o único meio através do qual o homem expele seus espermatozoides: o líquido lubrificante produzido pelo homem antes da ejaculação também está cheio de espermatozoides, e o homem não tem nenhum controle sobre sua produção. Para se ter uma ideia do perigo, cada gota deste líquido, chamado de "prostático", contém cerca de cem mil espermatozoides - e, para haver fecundação, só é necessário um. Outro risco d o coito interrompido para evitar a gravidez é que o homem pode não conseguir controlar a ejaculação, e acabar ejaculando dentro da mulher.


A MULHER PODE ENGRAVIDAR NA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL?

Este mito da primeira vez é tão forte que cerca de 20% das adolescentes grávidas foram fecundadas na primeira relação, e cerca de 40% das gestações durante a adolescência ocorrem nos seis primeiros meses de vida sexual. O que as mulheres precisam entender é que, se a relação sexual ocorrer durante a ovulação, qualquer mulher pode engravidar, mesmo em sua primeira relação.

DICA MÉDICA: O INÍCIO DO PRÉ-NATAL

Muitas vezes, a dificuldade de contar o fato para a família ou até mesmo constatar a gravidez faz com que as adolescentes iniciem tardiamente o pré-natal – o que possibilita a ocorrência de complicações e aumento do risco de terem bebês prematuros e de baixo peso.

DICA MÉDICA: PRÉ-NATAL

O pré-natal é um conjunto de exames e orientações que a gestante deve fazer para se proteger de problemas de saúde da mãe e do bebê. O acompanhamento pré-natal deve começar o mais cedo possível, de preferência até antes da gravidez, quando começar a planejar um filho. Só com o pré-natal a gestante pode saber e tratar a tempo doenças como diabetes gestacional, hipertensão arterial, entre outras.

ONDE FAZER O PRÉ-NATAL

O pré-natal pode ser feito por um profissional de saúde, médico ou enfermeiro capacitado, e está disponível a todas as gestantes no sistema único de saúde.


DICA MÉDICA: RISCOS PARA MÃE E PARA O BEBÊ DE UMA GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

A gestação na adolescência pode trazer consequências para o feto, como baixo peso ao nascer. Para a mãe, há poucas repercussões físicas. O impacto maior é social, trazendo consequências como menor grau de escolaridade, refletindo em menores possibilidades de progresso profissional. Também há estudos que mostram que ocorrem novas gestações em espaços de tempo mais curtos, aumentam a possibilidade de não manter vínculo com o companheiro (pai da criança).

DICA MÉDICA: DORES NAS COSTAS DURANTE A GRAVIDEZ

É comum sentir dores nas costas durante a gestação, principalmente no final do dia. Um dos fatores responsável pelo aparecimento da dor lombar é o aumento do tamanho do feto e a laxidez ligamentar. Com isso, há um deslocamento do centro de gravidade para a frente e, consequentemente, há uma acomodação do eixo do equilíbrio, resultando no aumento da lordose lombar.
Para prevenir as dores nas costas, a gestante pode adotar posturas adequadas tanto ao sentar, repousar ou nas atividades do cotidiano. Exercícios leves de alongamentos e condicionamento feitos a partir do quarto mês de gravidez, e sob supervisão médica, são importantes para manter a flexibilidade e condicionamento físico, prevenindo a dor nas costas.
A natação, hidroginástica e caminhadas são atividade físicas, que movimentam o corpo globalmente, indicadas para o período da gestação e pós-parto. O repouso e o relaxamento devem ser executados regularmente, pois a mulher grávida geralmente se sente mais cansada.

DICA MÉDICA: PARTO NORMAL

A cesariana é indicada quando há riscos à saúde da mãe ou do bebê. Se a gravidez estiver normal, a recomendação é que a criança nasça por parto normal. Estudos comprovam inúmeros benefícios físicos e psicológicos: o parto normal melhora a interação mãe e bebê, evita riscos de infecção hospitalar e hemorragia durante o parto, além de favorecer a amamentação. O método natural também traz benefícios para o recém nascido como um menor desconforto respiratório do bebê e risco de nascimento prematuro.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA O CONTEÚDO:

SAIBA MAIS... http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/46gravidez.html
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Metodos_contraceptivos.pdf






Gerente de Núcleo: Cristina Carvalho Direção: Ricardo Miranda e Joana Oliveira Roteiro: Clarissa Ramalho e Marcelo Vindicatto Produção: Renata Alves, Leonardo Frazão e Julia Mesquita Edição: Marco Machado e Alexandre Gwaz

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2012 - 15:53 e atualizado em 22/10/2012 - 18:35

Últimas

O que vem por aí