Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As mudanças econômicas com a globalização

Brasil, Portugal - Lá e Cá - Terça, 20 de Julho

Lá e Cá

No programa desta semana, Paulo Markun e Carlos Fino debatem as mudanças econômicas e seus reflexos no comportamento das pessoas em Portugal e no Brasil. Por que esses dois países estão entre os que mais consomem tecnologia de ponta, ao lado de nações europeias e americanas?

Na conversa, os jornalistas abordam como a globalização chegou a cada um dos países. As grandes navegações portuguesas foram as principais responsáveis pelo início deste processo. O navegador Amyr Klink, entrevistado desta edição, relembra as rotas descobertas pelos navios lusos e relembra: "Descobri as navegações portuguesas aqui em Paraty (RJ) A cidade é uma pequena pérola portuguesa".

Dando um salto no tempo, o programa também discute as novas tecnologias. Hoje a internet sustenta essa globalização. O engenheiro Demi Getschko afirma que a rede diluiu as fronteiras: "A rede estimula a localidade. Apesar de ser global, países que falam o mesmo idioma tendem a se aproximar", disse. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que a aproximação não traz unificação da cultura: "A globalização não traz homogeneidade, sobretudo, cultural".

As relações comerciais entre Brasil e Portugal são outro destaque do programa. Atualmente existem empresas transnacionais que operam nos dois países. Jorge Rebelo de Almeida, presidente Hotéis Vila Galé, que também participa deste episódio, fala dos portugueses que exploram turismo no Nordeste. Outro exemplo é a parceria entre a GALP (Empresa de energia Portuguesa) e a Petrobrás, na produção de biodiesel.

Participa ainda desta edição o embaixador do Brasil junto à CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Lauro Moreira.

Apresentação Paulo Markun e Carlos Fino
Horário: Terças, às 20h; reprise, quintas, à meia noite.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/07/2010 - 21:21 e atualizado em 13/07/2010 - 21:21

Últimas

O que vem por aí