Criada em 2013, "Julho das Pretas" é uma agenda comum do movimento de mulheres negras, levada para diversos estados com o intuito de celebrar o Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, sempre no dia 25.
Durante todo o mês de julho houve atividades, como manifestações e debates voltados à valorização e proteção dos direitos das mulheres negras. O intuito é marcar essa data internacional de combate ao racismo e às diversas formas de opressão de gênero e classe.
No Brasil, a marcha das mulheres negras já é um evento consolidado em julho, reunindo milhares de pessoas e dando visibilidade à pauta feminista negra em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. E neste ano, as brasileiras ainda contaram com a participação da filósofa Angela Davis, que esteve na Bahia para apresentar conferência em universidades locais. Em sua sexta vinda ao Brasil, ela afirmou que considera o movimento das mulheres negras o mais importante hoje na busca por liberdade no país.
O Nação pega carona nas reflexões que surgiram ao longo do mês para debater o feminismo negro. Participam do programa a socióloga, especialista em Direitos Humanos e integrante do Conselho Consultivo da Federação das Associações de Comunidades Remanescentes de Quilombo, Reginete Bispo. E a doutora em educação pela UFRGS, especialista em políticas públicas e presidente do Intituto África e América – IAFRA, Eliane Almeida de Souza.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.