Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samba do Cururuquara

Documentário mostra a festa da cidade de Santana do Parnaína

Nação

No AR em 05/06/2016 - 09:00


 


O Nação apresenta o documentário Samba do Cururuquara que trata de uma das manifestações culturais mais antigas da cidade de Santana do Parnaína, o samba de bumbo. Produzido pela Odun Formação & Produções, o vídeo aborda a Festa do Cururuquara, realizada na cidade desde 13 de maio de 1888, para comemorar a abolição da escravatura. Desde então, todos os anos, na semana desta data, os ex-escravos, e posteriormente, os descendentes dos antigos escravos promovem uma grande festa, com a realização de procissões e a apresentação de samba de bumbo para celebrar a vida e os antepassados.

O documentário traz depoimentos de sambadores do bairro do Cururuquara, descendentes dos antigos escravos que viveram no local. Eles contam como era antigamente o bairro e a festa e falam, também, sobre a história de suas vidas e a participação no samba de bumbo. O realizador audiovisual Renato Candido é cineasta formado pela ECA/USP e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Suas produções audiovisuais se fundamentam no recorte racial e no entendimento das relações raciais no nosso Brasil.


 




 

 

 

 

FICHA TÉCNICA:

FERNANDA CARVALHO –APRESENTAÇÃO,  VERA CARDOZO - DIREÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA. CONTATO: programanacao@tve.com.br

Criado em 26/07/2016 - 15:59 e atualizado em 26/07/2016 - 15:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí