Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brics terá adesão de mais seis países e proposta de moeda única

Repórter Brasil

No AR em 24/08/2023 - 19:00

A 15ª Cúpula do Brics terminou nesta quinta-feira (24, na África do Sul. Os líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul anunciaram a entrada de mais seis países no bloco. Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã e foram convidados a se unir ao grupo. A nova composição passa a valer em 1º de janeiro de 2024. 

A adesão dos novos membros foi oficializada na Declaração de Joanesburgo, documento acordado entre os atuais integrantes do Brics.  “O Brics continuará aberto a novos candidatos”, afirmou o presidente Lula em declaração à imprensa ao lado do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e dos demais líderes.

Os atuais países do bloco anunciaram a definição de critérios para a futura entrada de novas nações.

Também ficou acordado que os bancos centrais e ministérios da Fazenda e Economia de cada país ficarão responsáveis por realizar estudos em busca da adoção de uma moeda de referência do bloco para o comércio internacional. 

Entrevista

Quais os reflexos destas decisões dos Brics para o Brasil? Quem analisa é o professor de relações internacionais da universidade de brasília, Argemiro Procópio. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/08/2023 - 20:50

Últimas

O que vem por aí