Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O ritmo do Pará - parte 2

Dos solos elétricos da guitarrada ao eletromelody

Nova Amazônia

No AR em 17/06/2016 - 22:30

No primeiro episódio sobre a música do Pará abordamos três universos distintos do carimbó, ritmo que está na base da velha e da nova música produzida no estado. Agora o Nova Amazônia vai mais longe, passando dos solos elétricos da guitarrada ao eletromelody – variação acelerada e moderna do tecnobrega.

Lá em Barcarena, cidade próxima a Belém, Mestre Vieira, o criador da guitarrada e um dos precursores da Lambada, nos conta que nos anos 1970 montou sua primeira guitarra usando cordas de violão e um rádio velho como amplificador. Trinta anos depois, na mesma Barcarena, o DJ Valdo Squash (da Gang do Eletro) produziria batidas que hoje foram sampleadas pelo Pet Shop Boys.


A apresentadora Barbarah Israel entrevista a cantora Lia Sophia, uma das revelações da música paraenseDa guitarra reciclada ao sampler caseiro do tecnobrega, da “Quintarrada” a Aparelhagem Superpop, a música paraense encontra estratégias para entrar e sair da modernidade. O Nova Amazônia vai atrás dos personagens por trás do universo musical paraense, rompendo barreiras e preconceitos, desvendando uma rede colaborativa de artistas e produtores, responsáveis por nos últimos 10 anos, elevar a música do Pará ao centro das atenções no cenário nacional.

 




Ficha Técnica:

 

Apresentação: Barbarah Israel
Direção: Bruno Villela

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/10/2014 - 17:17 e atualizado em 05/08/2016 - 17:47

Últimas

O que vem por aí