Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dominguinhos: maior sanfoneiro do Brasil

O artista foi também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia

O Milagre de Santa Luzia

No AR em 19/09/2017 - 23:00

Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo.

Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’.

Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro.

Dominguinhos faleceu em 2013. Em sua simplicidade e generosidade, foi sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Dominguinhos apresenta O Milagre de Santa Luzia

Dominguinhos apresenta O Milagre de Santa Luzia - Divulgação

Direção: Sérgio Roizenblit

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/09/2017 - 15:25

Últimas

O que vem por aí