Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Detenção David Miranda

Como enfrentar o terrorismo sem sacrificar os direitos individuais,

Observatório da Imprensa

No AR em 27/08/2013 - 23:00

Pauta

Editorial

Dos Telespectadores

Assista na Íntegra

 

Pauta:

O Observatório da Imprensa da próxima semana vai discutir a polêmica detenção pela polícia britânica de David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald.

David foi interrogado durante nove horas, com base na Lei de Combate ao Terrorismo, no aeroporto de Londres, ao fazer uma escala em um voo vindo da Alemanha.

A viagem foi paga pelo jornal The Guardian, onde Greenwald trabalha. O jornalista foi o responsável por revelar as informações do ex-analista de sistemas, Edward Snowden, da Agência de Segurança Americana (NSA), de que o governo norte-americano montou uma rede de monitoramento de informações em escala mundial.

A Scotland Yard confiscou os equipamentos de David Miranda com dados do caso Snowden, que seriam analisados por Greenwald.

Para debater este assunto, Alberto Dines conta com a participação do diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade da FGV, Carlos Affonso Souza; do editor executivo do jornal O Globo, Paulo Motta e do editor do caderno Mundo da Folha de S.Paulo, Fábio Zanini.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A detenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Londres e a apreensão dos seus equipamentos, com todo o valioso conteúdo, não são questões que dizem respeito exclusivamente à imprensa. Qualquer cidadão, suspeito ou não, poderia sofrer os mesmos constrangimentos, e este é o problema. O caso não é privado, restrito; afeta a todos os cidadãos do mundo, viajantes ou não, defensores ou não dos direitos e garantias individuais.

David Miranda não é jornalista, nem estava em missão jornalística, embora faça parte da família de Glenn Greenwald, no momento, o jornalista mais em evidência em todo o mundo, pela divulgação dos documentos que comprovam o controle americano das comunicações internacionais.

A luta contra o terrorismo, que serviu de pretexto para a detenção de David Miranda, não pode ser travada às custas da democracia; se assim for, o terrorismo sairá sempre ganhando, já que o seu objetivo final é enfraquecer o estado de direito para impor o vale-tudo.

As denúncias contra a espionagem digital americana são dirigidas contra o gigantesco aparelho de segurança dos Estados Unidos, que não é uma entidade estanque, isolada, é um sistema umbilicalmente ligado, alimentado e dependente das operadoras multinacionais de comunicação digital.

Cada clique que damos em nossos smartphones, tablets e notebooks, por mais inocente que seja, conecta-se de alguma maneira ao leviatã que quer saber tudo mas não admite ser devassado nem questionado.

Esta edição do Observatório da Imprensa não é sobre David Miranda, é sobre você.

 

Dos Telespectadores:

Telefonemas:

José das Graças Silva, Vitória / ES
Estou gostando de certas coisas que estão sendo faladas. Por que destruir esse material? Será que não há mais material escondido?

Marcelo Leite, Petrópolis / RJ – Músico
Como o Edward Snowden, Glenn Greenwald e o David Miranda podem se proteger?

Moisés Bezerra, Petrolina / PE – Comerciante
Estou achando o programa muito bom. Assisto sempre que posso. Está superando a Rede Globo.

Aguinaldo Andrade, Mossoró / RN – Locutor
Por que os Estados Unidos sempre se metem em questões sociopolíticas de todo o mundo?

Darcy Prado, Palmeira das Missões / RS - Assistente Social
Os Estados Unidos, hoje, estão à beira de atacar a Síria. Por outro lado, nós temos também o Egito massacrando sua população com o apoio de armamentos dos EUA. A imprensa nacional e internacional precisa se unir senão será mutilada.

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/08/2013 - 14:43 e atualizado em 04/09/2013 - 18:03

Últimas

O que vem por aí