Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições Americanas 2012

Programa analisa a cobertura da imprensa na campanha presidencial

Observatório da Imprensa

No AR em 25/09/2012 - 23:00

Pauta

Editorial

Assista na Íntegra

 

Pauta:

A partir da próxima terça, 25 de setembro, o Observatório da Imprensa muda seu horário e passa a ser exibido às 20h.

Veja o recado de Alberto Dines

O próximo Observatório da Imprensa vai debater a eleição presidencial dos Estados Unidos, que ocorrerá em novembro deste ano.

Nossos convidados são correspondentes americanos que vivem no Brasil. Eles vão analisar como a mídia brasileira está cobrindo a disputa entre o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney.

Depois dos últimos ataques de extremistas muçulmanos às representações diplomáticas americanas, os candidatos mudaram os rumos da campanha eleitoral. Os recentes discursos de Mitt Romney culpando o governo do adversário pelos protestos, foram desastrosos e repercutiram mal junto aos seus eleitores. Por outro lado, a alta aprovação do presidente Obama fora dos Estados Unidos, divulgada pela imprensa, pode contribuir para a vitória do democrata.

A mídia também está atenta ao encontro da presidente Dilma Rousseff com Barack Obama na próxima semana.

Alberto Dines conversa com os correspondentes Mac Margolis (Newsweek) e Simon Romero (New York Times).

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

As eleições presidenciais americanas sempre despertam grande interesse nos quatro cantos do mundo pela intensa exposição da mídia.

Desde 2008, com a candidatura de Barack Obama, o pleito americano internacionalizou-se, não porque fosse negro, mas porque sua candidatura incorporou com naturalidade as propostas da agenda global de aspirações e a ansiedade por mudanças.

A nova candidatura, em plena crise econômica mundial, reforçou sua imagem renovadora: Obama consegue ser pós-racial, pós-religioso e pós-ideológico no exato momento em que o mundo dá sinais de cansaço, com a longa história de conflitos raciais, religiosos e ideológicos.

O resultado desta empatia universal ficou registrado numa sondagem no mundo divulgada na semana passada: 81% dos consultados votariam em Obama e apenas 19% escolheriam Romney. Israel e Paquistão são os países que preferem o republicano. Na Alemanha, Obama foi escolhido por 97% dos entrevistados.

No Brasil, 93% dos ouvidos votariam em Obama, embora grande parte dos colunistas de Política e Economia da mídia brasileira torçam o nariz para as iniciativas que reforçam o papel do Estado.

O que nos leva à questão central desta edição: a mídia brasileira está conseguindo oferecer ao seu leitorado o que, de fato, acontece no âmago do eleitorado americano?

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/09/2012 - 18:48 e atualizado em 07/08/2013 - 20:46

Últimas

O que vem por aí