Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entrevista com o jornalista Hélio Fernandes

Alberto Dines e Ancelmo Gois conversam com o diretor da Tribuna da

Observatório da Imprensa

No AR em 22/04/2014 - 23:00

Pauta

Editorial

Assista na Íntegra

 

Pauta:

Testemunha das últimas oito décadas da história do Brasil, o jornalista conviveu com a cúpula política do país e com importantes nomes da imprensa, entre eles, o polêmico Carlos Lacerda, de quem comprou o jornal “Tribuna da Imprensa” nos anos 1960.

Combativo e controverso, Hélio Fernandes foi preso nove vezes, desterrado três e sofreu 37 processos. No programa, ele relembrou o início da carreira, ainda nos anos 1930, quando as teclas das máquinas de escrever das redações eram movidas a fumaça de cigarro e uísque.

Hoje, o jornalista converteu sua trincheira em um blog e critica duramente a falta de appeal das redações, que deixaram de funcionar como centros de cultura.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Começamos esta temporada de entrevistas especiais de 2014 com um fascinante e discutidíssimo personagem que nos guiará através dos últimos 70 anos do jornalismo brasileiro. Começou na profissão em 1945, quando acabava a ditadura do Estado Novo e se iniciava a redemocratização. O clima de liberdade marcou definitivamente o seu estilo de escrever e o seu padrão de jornalismo.

Por isso, a sua profissão de fé contém três palavras apenas, afiadíssimas: "jornal é combate". O jornal no qual combate há um pouco mais de meio século, a "Tribuna da Imprensa", agora um blog, tinha no cabeçalho uma lanterna para lembrar a lamparina de Diógenes, o filósofo grego que saía à rua para descobrir homens honestos. O vespertino era também conhecido como derrubador de presidentes.

Por isso foi castigado, um dos mais castigados na história recente do nosso jornalismo. Nas cinco décadas da ditadura militar, foi preso nove vezes, desterrado três e sofreu 37 processos. Foi condenado pelo STF em 1963 quando Jango ainda era presidente.

Para enfrentar esta "fera" convoquei um parceiro, Ancelmo Gois, para dividir a arena.

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Criado em 17/04/2014 - 12:36 e atualizado em 28/04/2014 - 18:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí