Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imprensa e mudanças climáticas

Programa debate relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças

Observatório da Imprensa

No AR em 06/05/2014 - 23:00

Pauta

Editorial

Dos Telespectadores

Assista na Íntegra

 

Pauta:

O meio ambiente sofre com o aquecimento global com consequências desastrosas para o homem. Apesar disso, a mídia não consegue relacionar efetivamente os fatos.

O último Relatório do IPCC, divulgado no Japão, alertou que a mudança climática não é um problema para o fim do século e sim para os dias de hoje. Essas alterações já causam impactos em todos os continentes.

Os riscos já existentes podem ser ampliados, com chances de criar novos problemas para os seres humanos e a natureza. Por enquanto, o mundo está muito pouco preparado para lidar com essa situação, principalmente as grandes cidades.

São Paulo, hoje, sofre com a falta de chuvas e a consequente escassez de água e a região norte vem enfrentando enchentes de grandes proporções, que isolam cidades inteiras.

Para analisar a posição da mídia diante desse quadro, Alberto Dines conta com a participação da presidente do Conselho do Greenpeace, Ana Toni; da vice-presidente do IPCC Brasil, Suzana Kahn e do consultor em meio ambiente e sustentabilidade, Fabio Feldmann.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Grande parte dos brasileiros está há quase seis meses olhando angustiada para o céu – por que ficaram religiosos de repente? Esperam um milagre dos deuses ou de São Pedro, o porteiro do reino do céus?

Parte dos aflitos examina as nuvens à espera de chuva forte, de preferência prolongada - o sudeste vive a pior estiagem das últimas décadas. Em compensação, os brasileiros que vivem no norte, às margens do rio Madeira, não desgrudam os olhos das suas nuvens pois o rio transbordou e está encharcando perigosamente uma região já encharcada.

A verdade é que a meteorologia, a previsão do tempo, é uma ciência que sucede a ecologia, a relação do homem com o ambiente. De nada adianta acender velas suplicando pela formação de nuvens negras se as nossas cidades são cada vez mais cinzentas, transformadas em fábricas de toxinas e nossas matas perdem suas árvores e viram pastos. A natureza é obediente, faz exatamente o que determinamos que faça.

Antes de olhar o céu, convém examinar as páginas dos jornais e as telas da tevê. Enquanto a mídia não nos convencer de que quem faz o tempo somos nós, enquanto não aprendermos que quem faz o clima é a humanidade, continuaremos sujeitos às angústias por causa de secas e dilúvios. A água pode ser bênção ou maldição, a dose certa depende da nossa capacidade de entendê-la e de conservá-la. Ser verde não é uma opção cromática, é uma forma de garantir a nossa sobrevivência.

O verdadeiro manda-chuva é o próprio homem contemporâneo.

 

Dos Telespectadores:

Telefonemas:

Luiza Helena Machiori, Vila Velha / ES – Analista de sistemas
Parabéns a toda a equipe pelos 16 anos do programa. Acho que discussões sobre esse tema devem ser ampliadas pela imprensa. Sugiro que hajam debates também com ambientalistas e economistas sobre a influência do meio ambiente na economia do país.

Sandro Florença, Jaboatão dos Guararapes / PE – Presidente da Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Mangue Ferido
A minha associação vem brigando há anos por causa da destruição dos mangues do estado de Pernambuco. São 270 km² de manguezais, que estão sendo destruídos com o autorização do governador.

Fernando Zornitta, Fortaleza / CE – Pesquisador
Primeiro dou os parabéns pelo programa e um abraço pro Dines. Vendo o debate, não seria uma política insana incentivar e usar formas de energia de geração no formato “mega”? A forma correta não seria de pequenos geradores de energia e a partir de energias renováveis como eólica e solar? Trabalho junto a um projeto acadêmico que estuda e desenvolve projetos com energias renováveis em proporções menores mas bem distribuídas.

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2014 - 17:18 e atualizado em 08/05/2014 - 16:58

Últimas

O que vem por aí